Tomar recebe os melhores do mundo na 5ª edição da Elite Cup

A quinta edição da Elite Cup, foi apresentada esta tarde (23), no salão nobre da Câmara de Tomar, cidade que se assume como a capital do Hóquei em Patins em Portugal.

Elite Cup em Tomar
Tomar recebe os melhores do mundo na 5ª edição da Elite Cup - ®DR

A Elite Cup regressa este ano à cidade de Tomar, entre 10 e 12 de setembro, com carimbo de prova oficial e a constar no calendário da Federação de Patinagem de Portugal.

A Elite Cup vai reunir no Pavilhão Municipal Cidade de Tomar, as oito melhores equipas nacionais de hóquei em patins da época 2020/21. Na luta pelo troféu estão o FC Porto (vencedor da última edição da Elite Cup, em 2019), Sporting CP (Campeão Europeu em título), Óquei de Barcelos, SL Benfica, UD Oliveirense, Sp. Tomar, Valongo e Juventude de Viana.

Esta prova de hóquei em patins, é já um evento de renome nos panoramas nacional e internacional e esta primeira “oficialização” só podia acontecer numa cidade que vibra, vive e abraça esta modalidade.

O sorteio, efetuado no decorrer da cerimónia, ditou que, nos quartos de final, o Sporting, campeão nacional, defronte a Oliveirense e o FC Porto, detentor do troféu, enfrente o Valongo. O Sp. Tomar, anfitrião da prova irá jogar frente ao Ó. Barcelos, enquanto o Benfica vai medir forças com a Juv. Viana.

A apresentação contou com as presenças dos diretores e capitães das oito equipas que vão disputar a Elite Cup, do presidente da Federação Portuguesa de Patinagem, Luís Sénica, do presidente da Associação Nacional de Clubes de Patinagem, Joaquim Sousa Ribeiro, e da presidente da Câmara Municipal de Tomar, Anabela Freitas.

A primeira edição decorreu no início da época de 2016/17, no Pavilhão Multidesportivo Dr. Mário Mexia, em Coimbra, com vitória do Sporting CP, que derrotaram na final o FC Porto por 3-1. Na época seguinte, a cidade dos estudantes voltou a ser o palco da Elite Cup. Houve dérbi de Lisboa na final, com o SL Benfica a vencer o Sporting CP por 4 -1.

Em 2018/19, a Elite Cup rumou a Sul. Portimão aplaudiu uma memorável final entre o Sporting CP e a UD Oliveirense. Os leões ganharam por 5-4 e voltaram a fazer a festa entre a Elite do Hóquei.

A quarta edição trouxe novo vencedor à prova. A final no Portimão Arena ficou decidida nas bolas paradas no clássico FC Porto x Sporting CP. Depois de um empate a dois golos no tempo regulamentar, os dragões foram mais fortes nos livres diretos e ganharam por 4-3.

Os jogos da quinta edição, poderão receber público, de acordo com as diretivas em vigor emanadas pela Direção-Geral da Saúde.

aNOTÍCIA.pt