FC Porto venceu o Arouca e ascende à liderança provisória do campeonato

O FC Porto venceu este sábado, no Estádio do Dragão, o Arouca, por 3-0, num jogo a contar para a quarta jornada do campeonato, subindo à liderança provisória do campeonato

Porto venceu o Arouca
FC Porto venceu o Arouca e ascende à liderança provisória do campeonato - ©Flávio Alberto

O Estádio do Dragão, com 12588 espetadores nas bancadas, foi palco do jogo do a contar para a quarta jornada do campeonato, em que o FC Porto venceu o Arouca por 3-0, com os golos de Uribe e Taremi, apontados durante a primeira parte. O terceiro golo foi de Marcano aos 63’.

O FC Porto entrou no jogo com a intenção de querer ganhar vantagem rapidamente. O primeiro sinal de perigo, foi logo aos dois minutos com Toni Martínez a ameaçar a baliza do Arouca, mas o lance foi interrompido devido a posição irregular do espanhol.

Dois minutos depois, mais uma boa jogada do Porto. Recuperação de bola Uribe, que chuta para Taremi, que quando se preparava para o remate, surge Eugeni a cortar.

O FC Porto mantem-se mais forte, mas o jogo torna-se confuso, com muitos contactos físicos, alguns resultantes em faltas.

Aos 22’ Otávio estava no chão e o FC Porto queria o jogo parado, mas a bola seguiu e Valderrama apareceu isolado e a sofrer falta de Uribe. O assistente levantou a bandeirola de fora-de-jogo que salvou o colombiano de ser expulso.

Pouco depois, surge o primeiro golo do FC Porto. Uribe, Depois de servir Otávio e aproveitando um ressalto, surge dentro da área para rematar de primeira e inaugurar o marcador.

Os dragões pressionam e na sequência de um pontapé de canto, em cima da meia hora de jogo, Marcano falha o que seria o segundo golo da equipa da casa.

Mas não demorou muito ao FC Porto aumentar a vantagem no marcador. Marca Taremi, na sequência de um grande passe de Luis Díaz, atira rasteiro que atira ao primeiro poste, apanhando Fernando Castro desprevenido. O Arouca reclama falta no início da jogada, mas o VAR chamado a analisar toda a jogada, validou o golo. 2-0 para o FC Porto.

Ao intervalo o FCP vencia o Arouca por 2-0, numa primeira metade em que os dragões tiveram o controlo total do jogo, com várias oportunidades que podiam ter aumentado a vantagem no marcador.

No arranque da segunda parte, Toni Martínez dispara de ângulo apertado, nas erra o alvo. Logo de seguida oportunidade falhada por Luis Díaz que remata com o pé esquerdo no coração da área.

O FC Porto passou a jogar em 4x2x3x1, com Pepê na esquerda e Luis Díaz atrás de Taremi, no meio. Vitinha joga ao lado de Uribe. A mexida deu resultado, já que ao 63’ Marcano, faz o 3-0 para o FC Porto.

Na sequência de uma falta, Pepe desvia ao segundo poste e a bola acaba por bater em Marcano, que a empurra para dentro da baliza. Os jogadores do Arouca pediram mão do espanhol, mas o VAR confirmou o golo.

Aos 68 minutos, Pepê marca o que seria o quarto golo dos dragões, mas o árbitro assistente anula por posição irregular de Taremi.

FC Porto não desiste e continua a criar situações de perigo para a baliza do Arouca.

Foi já nos minutos finais do tempo regulamentar que o Arouca ter as primeiras oportunidades de golo. Primeiro foi Oday Dabbagh ganhou as costas à defensiva portista, cavalgou e, já descaído para a esquerda, atirou para defesa apertada de Diogo Costa.

Já em tempo de compensação, oportunidade falhada por Tiago Araújo com um remate de pé esquerdo de fora da área.

Terminou a partida no Estádio do Dragão e Porto venceu, de forma indiscutível o Arouca, com golos de Uribe, Taremi e Marcano.

Os dragões regressam assim às vitórias e somam agora 10 pontos, assumindo a liderança provisória do campeonato, a par do Estoril.

A continuidade na liderança depende agora do Sporting, que vai jogar esta noite, frente ao Famalicão, e do Benfica, que defronta o Tondela no próximo domingo.

aNOTÍCIA.pt