Incêndios – A falta de profissionais e custos elevados, levam proprietários a deixar terrenos por limpar

Incêndios potenciados pelo incumprimento de proprietários na limpeza dos terrenos devido à falta de profissionais e ao elevado custo

Incêndios e terrenos por limpar
Incêndios – A falta de profissionais e custos elevados, levam proprietários a deixar terrenos por limpar - ®DR

Falta de profissionais e custos elevados, são os principais motivos para os proprietários serem forçados a deixar os terrenos por limpar e entrarem em incumprimento, potenciando os riscos de incêndios. Vários são os distritos que já ultrapassaram as coimas registadas em 2020.

Um inquérito realizado pela Fixando, revelou que quase 25% dos portugueses deixam por  limpar os seus terrenos, por escassez de profissionais, falta de dinheiro, ou despreocupação ficando assim potencial a possibilidade de risco de incêndios.

Em 2021, os profissionais de limpeza de vegetação não conseguiram responder a 60% dos pedidos realizados na plataforma de serviços. Paralelamente os proprietários dos terrenos, queixam-se que há cada vez menos profissionais a desempenhar esta tarefa e que os valores cobrados são demasiado elevados.

Considerando que os portugueses têm que gastar, em média 380 € por ano, para esta manutenção, a falta de rendimentos, é responsável por 21% dos terrenos ficarem por limpar.

Apesar das altas temperaturas, e do elevado risco incêndio, verifica-se ainda que 17% dos proprietários não limparam os seus terrenos por não acharem necessário.

A legislação é ainda desconhecida de muitos proprietários, e cerca de 26% dos inquiridos não sabe que as multas em vigor podem ascender aos 120 mil euros. Recorde-se que no fim de julho os distritos de Santarém, Faro e Viana do Castelo tinham já ultrapassado o número de coimas aplicadas em 2020.

Estes números foram conhecidos no final de um mês marcado por incêndios que fustigaram não só Portugal, mas também a Grécia e o sul da Europa, uma tragédia agravada pelas temperaturas recorde que se fazem sentir em todo o mundo.

Sobre a Fixando

Na Fixando os portugueses podem encontrar os profissionais mais qualificados para todos os serviços. A operar desde 2017 a nível nacional através da sua plataforma web e mobile, bem como da sua APP, ajuda os utilizadores a simplificar o processo de contratação de um determinado serviço, existindo mais de 1.200 categorias de serviços disponíveis.

Para os profissionais, pequenas empresas e freelancers, a Fixando torna-se numa ferramenta privilegiada para a angariação de mais clientes e consequentemente o aumento do volume de negócios. A Fixando é distinguida há 4 anos consecutivos com o prémio Cinco Estrelas na categoria “Plataforma Online de Contratação de Serviços” tendo vencido também, em 2018, o prémio ACEPI Navegantes XXI na categoria de Melhor Inovação Digital do ano.

aNOTÍCIA.pt