Jogos Paralímpicos : Norberto Mourão conquista o bronze em Tóquio 2020

Norberto Mourão conquistou a medalha de bronze nos 200m VL2 nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 e assegurou o segundo pódio para Portugal

Norberto Mourão nos Jogos Paralímpicos
Jogos Paralímpicos : Norberto Mourão conquista o bronze em Tóquio 2020 - ®DR

Norberto Mourão foi o grande destaque nacional do 11º dia de competição dos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020. O canoísta português conquistou a medalha de bronze nos 200m VL2 na Pista de Canoagem Sea Forest com o tempo de 55.365 segundos e assegurou o segundo pódio nacional no maior evento desportivo mundial para pessoas com deficiência. O brasileiro Fernando Rufino venceu a prova com 53.077 segundos e o norte-americano Steven Haxton ficou com a prata com o tempo de 55.093 segundos.

“Estou radiante com esta medalha, é o sentimento de dever cumprido após mais de 10 anos de trabalho árduo. Foi uma disputa fantástica, estiveram aqui os melhores do planeta e só posso estar orgulhoso. Dei tudo o que tinha do princípio ao fim, levar este bronze para Portugal é fantástico”, afirmou Norberto Mourão no final da prova dos Jogos Paralímpicos.

Também no dia de hoje no Centro de Ginástica Ariake, a equipa BC1/BC2 de boccia terminou a prova no 4.o lugar e conquistou o respetivo diploma paralímpico. O conjunto formado por Abílio Valente, André Ramos, Cristina Gonçalves e Nelson Fernandes foi vencido pela China por 6-2 na semifinal e poucas horas mais tarde não conseguiu superar o Japão no jogo de atribuição da medalha de bronze com o resultado a fixar-se em 4-3 a favor da equipa nipónica.

O par BC4 de boccia composto por Carla Oliveira, Manuel Cruz e Pedro Clara concluiu também a sua participação em Tóquio 2020 no 4.o lugar com diploma paralímpico após as derrotas com Hong Kong na semifinal por 4-2 e no jogo de disputa pela medalha de bronze por 5-1 contra a formação do Comité Paralímpico da Rússia.

Portugal soma até ao momento nestes Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 duas medalhas de bronze, 21 diplomas e 8 recordes nacionais. A participação portuguesa na maior competição mundial para atletas com deficiência termina amanhã, 5 de setembro, com a maratona disputada por Manuel Mendes (T46) e Odete Fiúza (T12) a partir das 22:50 horas de Portugal.

aNOTÍCIA.pt