Carlos Santana anuncia novo álbum e lança primeiro single

O novo álbum “Blessing and Miracles”, de Carlos Santana, está recheado de estrelas e irá ter lançamento mundial no dia 15 de outubro

Carlos Santana novo álbum
Carlos Santana anuncia novo álbum e lança primeiro single - ®DR

Guitarrista do Rock and Roll Hall of Fame e vencedor de vários Grammys, o guitarrista Carlos Santana anuncia o seu magistral novo álbum Blessings and Miracles, que será lançado para todo o mundo no dia 15 de outubro, via BMG. O primeiro single Move reúne a lenda da música e da guitarra com Rob Thomas, vocalista da banda Matchbox 20.

Blessings and Miracles é um dos mais ambiciosos e inspiradores álbuns da histórica carreira de Santana, no qual o lendário guitarrista pretende chegar mais longe do que nunca. “O título deste álbum nasceu da minha convicção que nascemos com poderes celestiais que nos permitem criar bênçãos e milagres”, refere Santana. “O mundo programa-nos para sermos indignos destes presentes, mas temos de usar a luz, o espírito e a alma, e estes são indestrutíveis e imutáveis. Estes são os três elementos deste álbum”.

Para além de Rob Thomas, em Blessing and Miracles, Santana colabora com brilhantes artistas, escritores e produtores incluindo Chris Stapleton, G-Eazy, Diane Warren, Steve Winwood, Chick Corea, Rick Rubin, Corey Glover, Kirk Hammett, Ally Brooke, American Authors e Narada Michael Walden, entre outros, dando origem a verdadeiras e inovadoras celebrações musicais.

O novo álbum também conta com performances dos membros da banda que acompanham Carlos Santana na tourné, incluindo a sua baterista Cindy Blackman e o cantor Tommy Anthony, assim como os impecáveis vocais e teclados do filho, Salvador Santana e os vocais impressionantes da filha Stella Santana.

As expetativas aumentam quando se têm como dupla Carlos Santana e Rob Thomas, que em 1999 ganharam múltiplos Grammys com Smooth que se tornou num sucesso mundial e que os dois artistas transformaram num novo clássico. Move é uma mistura de pop e rock latino. Thomas, apoiado pelos talentos vocais dos American Authors, é dinâmico e sensual e Santana combina a sua extraordinária performance com solos que explodem com a sua força tectónica. 

Move surgiu de uma forma muito idêntica a Smooth. Foi como se nos bastidores existisse uma inteligência divina, e eu soubesse que tinha de gravá-la com o Rob. A música é sobre o despertar das moléculas. Acender e ativar-nos a nós próprios, vocês sabem move. Quando eu e o Rob trabalhamos juntos, alcançamos um som que é esplendoroso.”

O segundo single do álbum She’s Fire, é uma hipnotizante e comovente balada que penetra na química do corpo e fica por lá, uma das duas músicas escritas pela mega premiada compositora Diane Warren, que vê Santana a envolver a sua guitarra em melodias requintadas que se conjugam com a narrativa sedutora do rapper G-Eazy. “Estou muito honrado por Diane me ter estendido a mão ao enviar as suas músicas”, referiu Santana. No que se refere a G-Eazy, o guitarrista não é menos efusivo. “Ele é tão talentoso. Estou emocionado da forma como ambos soamos nesta música. Faz-me recordar o que Bill Graham uma vez me disse: A tua música é espiritual e sensual. É o que tu és. É esta a mensagem de She’s Fire.”

Santana gastou muito tempo dos seus últimos dois anos a gravar Blessings and Miracles, fazendo de produtor e colaborando com outros. Gravar durante a pandemia trouxe um desafio adicional, na medida em que alguns elementos estavam geograficamente separados, o que resultou no recurso à tecnologia para realizar algumas sessões, nas quais nunca faltou a inspiração. “É impressionante como foi possível gravar sem estarmos no mesmo estúdio”, referiu Santana. “Apenas fecho os olhos e imagino que estou no mesmo espaço, mesmo quando não estão. Partilhamos as mesmas frequências.”

Quanto às estrelas que se juntaram a Santana em Blessings and Miracles, Santana admite que fica surpreendido com a forma mágica como por vezes entram na sua vida. “Eu não escolho as pessoas, é como se elas me escolhessem. Mas, claro que fico muito honrado de poder trabalhar com estes artistas incríveis. Sou como um surfista que transforma as ondas em músicas de diferentes artistas, criadores e arquitetos. Tenho muita sorte de ter a oportunidade de fazer isso. É um presente que não tomo por garantido.”

Depois do lançamento de Blessings and Miracles e de terem estado 18 meses parados, o mês de agosto ficou marcado pelo regresso de Santana e da sua banda aos palcos. Num regresso a casa, atuaram no Mandalay Bay Resort e Casino in Las Vegas, nos passados dias 25 de agosto e 4 de setembro. O regresso a estes mesmos palcos, está marcado para os dias 3 de novembro e 11 de dezembro.

A tourné de Blessings and Miracles tem início no dia 11 de setembro no Borgata Spa & Resort em Atlantic City, NJ, e fará paragem em Richmond, VA, Orlando, Augusta, Tulsa, e outros locais, estando o encerramento previsto para 2 de outubro, em Choctaw Grand Theater, Durant, Oklahoma. 

aNOTÍCIA.pt