A Associação Montepio Corrida do Centenário FPA, é este domingo e terá partida na Pista de Honra do Estádio Nacional

Será na Pista de Honra do Estádio Nacional, no Jamor, que no próximo domingo 12 terá início a prova de 10 km, Associação Montepio Corrida do Centenário FPA.

Corrida do Centenário FPA
A Associação Montepio Corrida do Centenário FPA, é este domingo e terá partida na Pista de Honra do Estádio Nacional - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

A Associação Montepio Corrida do Centenário FPA, que vai decorrer no próximo domingo 12, terá uma partida muito especial, na Pista de Honra do Estádio Nacional, com algumas das figuras que marcaram o centenário, entre as quais os embaixadores Rui Silva e Francis Obikwelu bem como o presidente da FPA, que fez questão de mostrar o seu dorsal com o número 100.

Corrida do Centenário FPA
Jorge Vieira, presidente da FPA, será o nº 100 – ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Realizou-se hoje, 9 de setembro, em Lisboa, a Conferência de Imprensa da Associação Montepio Corrida do Centenário FPA, que contou com a presença dos embaixadores Rui Silva e Francis Obikwelu, do presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Jorge Vieira, da vice-presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Sónia Paixão, do presidente da Confederação de Desporto de Portugal, Carlos Cardoso e do administrador da Associação Mutualista Montepio, o patrocinador principal deste evento, Carlos Beato.

Foi precisamente Carlos Beato, o primeiro a intervir e a congratular a FPA pelo seu centésimo aniversário e pela corrida, que será um dos eventos a assinalar a efeméride. O administrador da Associação Mutualista Montepio garantiu que estará presente e irá caminhar os 5 km solidários, cujo valor da inscrição será entregue na sua totalidade à Crescer – Intervenção Social, cuja coordenadora geral, Francisca Barreiros, também marcou presença nesta conferência.

Rui Silva, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, e recordista de Portugal de 800 e de 1500 metros salientou “o historial de excelentes resultados que marcaram este centenário da FPA”, acrescentando que “é com orgulho” que faz parte desta história e estará presente no próximo domingo na celebração deste marco da vida da Federação Portuguesa de Atletismo.

Por seu turno, o vice-campeão olímpico também em Atenas 2004 e recordista nacional de 100 e 200 metros, Francis Obikwelu, sublinhou a importância do trabalho desenvolvido pela FPA no apoio aos atletas, destacando que se associou ao evento não só pela celebração do centenário, mas porque se destina a toda a família. “No domingo vou fazer o que mais gosto, que é correr e estar junto dos jovens atletas”, concluiu.

De facto, mais do que uma corrida, este será um evento para toda a família, começando com a corrida das crianças – e suas famílias – a Pelicas/The Daily Mile, às 9h30, que pretende mostrar um conceito simples trazido pela FPA para Portugal e que consiste na corrida ou caminhada de 15 minutos, três vezes por semana durante o período letivo.

Os mais jovens serão depois convidados a visitar o espaço criança, no qual podem experimentar as bases do atletismo com a equipa do Infantojuvenil da FPA, numa demonstração do que é o projeto Kids Athletics.

Corrida do Centenário FPA
Sónia Paixão, Jorge Vieira, Carlos Cardoso e Francis Obikwelu – ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Foi precisamente o regresso aos eventos desportivos para todos que a vice-presidente do IPDJ destacou durante a sua intervenção. Sónia Paixão sublinhou o simbolismo do local que irá acolher o evento, o Estádio Nacional, aproveitando para lembrar que o mesmo se realiza a poucos dias da Semana Europeia do Desporto (23 a 30 de setembro), promovida no nosso país pelo IPDJ, cuja apresentação oficial se realizará amanhã.

Jorge Vieira, presidente da FPA, aproveitou para reforçar a importância da modalidade, numa altura em que, em Tóquio, mais uma vez, o atletismo mostrou a sua excelência, “tendo agora cinco campeões olímpicos, os únicos do desporto português; e conquistado mais duas medalhas olímpicas, totalizando 12, praticamente metade das conquistadas pelo desporto português”.

“Estes resultados deixam-nos cheios de orgulho e mostram que o povo português tem uma reserva enorme de sucesso para o futuro, assim consigamos trabalhar para reduzir assimetrias desportivas”, referiu Jorge Vieira, acrescentando “Os nossos resultados são feitos também de resiliência, daquela que nos fez continuar a trabalhar no contexto de pandemia – nunca parámos – e a preparar os nossos atletas para nos apresentarmos no nosso melhor nestes Jogos Olímpicos, conseguindo contribuir para aquela que foi a melhor representação olímpica nacional de sempre.”

Depois de recordar que a preparação para Paris 2024 já começou e que a nova época de 2021/2022 trará muitas novidades, principalmente no que diz respeito à divulgação da modalidade, o presidente da FPA terminou a sua intervenção desafiando todos os que ainda não se inscreveram na Associação Montepio Corrida do Centenário FPA a inscreverem-se e a participarem.

aNOTÍCIA.pt