Vulcão em La Palma coloca mais casas em risco com nova fonte de lava

A abertura de um cone secundário no vulcão Cumbre Vieja, em La Palma originou novos rios de lava que podem ameaçar zonas que antes escaparam.

Vulcão em La Palma e lava
Vulcão em La Palma coloca mais casas em risco com nova fonte de lava - ®DR

O vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, tem um novo foco de emissão de lava, de acordo com informação do Instituto Geográfico Nacional, que referiu ainda que o rio de lava que segue em direção ao mar, para além das cerca de 1.000 casas engolidas, já criou no oceano Atlântico cerca de 20 hectares de magma solidificado e que podem ameaçar zonas que antes escaparam.

O vulcão de La Palma, já emitiu 80 milhões de metros cúbicos de lava e tem esta sexta-feira uma nova boca, que já deu origem a dois rios de lava na costa norte da ilha de La Palma, nas Canárias.

 

Este é o terceiro foco emissor de lava ativo, além da cratera vulcânica, segundo informou o Instituto Geográfico Nacional (IGN) espanhol, que também avança que o vulcão já emitiu 80 milhões de metros cúbicos de lava. Para além da atividade ter aumentado a lava está mais líquida, o que poderá criar mais destruição.

É na costa norte da ilha que se localiza Los Llanos de Aridane, uma das regiões mais populosas de La Palma. Bairros deste município, onde vivem cerca de 20.000 pessoas, já foram evacuados e alguns deles devastados pela passagem da lava.

Desde a passada quarta-feira, que quatro bairros de Tazacorte, município onde a lava se encontrou com o mar, estão em confinamento, devido à preocupação com a qualidade do ar.

Guarda-chuva, óculos e máscaras de proteção são um adereço imprescindível para sair à rua numas das cidades mais afetadas pela erupção. Os efeitos da contínua queda de cinzas já são sentidos e muitos temem as consequências a prazo.

Nas últimas horas foram também divulgadas fotografias e vídeos surpreendentes de uma plataforma marítima de mais de 20 hectares originada após o choque térmico da chegada da lava ao mar. Também chamada de ilha baixa, é esperado que continue a crescer nas próximas horas.

A concentração de dióxido de enxofre no ar aumentou esta sexta-feira em algumas zonas da ilha, apesar de, segundo o Plano de Emergências Vulcânicas das Canárias (Pevolca), não representar um risco para a saúde. No entanto, as previsões meteorológicas indicam uma mudança na direção do vento, o que pode afetar mais populações para além dos quatro bairros em confinamento de Tazacorte.

La Palma continua a expandir o território graças ao magma que vai galgando a falésia e solidificando em contacto com o mar. A fajã, como os vulcanólogos lhe chamam, já ultrapassa os 20 hectares.

Artigo relacionado:

Lava de vulcão de La Palma chegou ao mar esta madrugada