Portugal sagrou-se campeão do mundo de Futsal

Portugal venceu a Argentina por 1-2 e sagrou-se campeão do mundo de Ftusal em Kaunas na Lituania, pela primeira vez na história.

Portugal campeão do mundo de Futsal
Portugal sagrou-se campeão do mundo de Futsal - ®DR/FPF

Portugal sagrou-se campeão do mundo de Futsal pela primeira vez na história, ao vencer a Argentina por 1-2, com dois golos de Pany Varela. Pela Argentina marcou Claudino. Destaque para Bebé, que esteve sempre em grande plano na baliza portuguesa, fazendo grandes defesas aos ataques argentinos.

Perante um público muito animado nas bancadas do pavilhão em Kaunas, começou o jogo entre a Argentina, campeã do mundo e Portugal, campeão da Europa.

Embora os primeiros minutos tenham sido muito equilibrados, a primeira oportunidade foi para Portugal, com Ricardinho a aparecer na cara do guardião argentino e a atirar rasteiro para defesa de Sarmiento. A Argentina, tentou reagir, mas o remate saiu ao lado.

Sarmiento tentou surpreender Bebé com um remate de ‘costa a costa’ mas a bola saiu ao lado.

André Coelho vê cartão amarelo por protestos com o árbitro.

Bebé em bom plano entre os postes a fazer grandes defesas. Primeiro defende remate forte de Leandro Cuzzolino na sequência de livre direto e logo de seguida defende com o pé um remate rasteiro de Basile que acaba no poste.

Minutos depois, Borruto dá um murro na barriga de Ricardinho, que fica caído no chão e teve de ser assistido. Jorge Braz pede para o árbitro visionar o suporte de vídeo. Após rever a jogada no monitor, os árbitros mostraram vermelho a Borruto pela agressão a Ricardinho, ficando a Argentina reduzida a quatro jogadores durante dois minutos.

Em vantagem Portugal pressiona a Argentina e Ricardinho tem a oportunidade de marcar, mas a bola vai ao poste. Logo a seguir Pany Varela faz o golo de Portugal após uma boa jogada individual.

Portugal ainda teve mais oportunidades de fazer o segundo golo. Primeiro Zicky que com a baliza deserta acaba por atirar ao lado e depois Miguel Ângelo a tentar um remate acrobático, mas com a bola a sair ao lado da baliza argentina.

Ao intervalo, Portugal vencia a Argentina, por 0-1, numa final onde o equilíbrio tem sido a nota dominante, um golo de Pany Varela.

A segunda parte arrancou com uma Argentina mais pressionante em busca do empate. Nos primeiros minutos, livre perigoso da Argentina, com Matias a atirar por cima.

Mais uma oportunidade de golo para a equipa das quinas. Erick tenta o chapéu a Sarmiento, mas a bola vai à barra e não entra. Sarmiento com muito trabalho nos últimos minutos, defendendo vários remates dos portugueses.

Pany Varela, faz o segundo golo para Portugal, mas a Argentina reage e Claudino reduz para a Argentina após bom lance individual.

Matias Edelstein, esteve perto de fazer o segundo golo para a Argentina, mas o remate saiu ao segundo poste.

Portugal esteve à beira do 3-1, com Cecílio a não conseguir desviar a bola para a baliza argentina de calcanhar, após jogada de insistência de Portugal.

Argentinos pedem penálti por mão de João Matos, mas depois de os árbitros verem o assistente de vídeo não assinalam penálti para a Argentina.

Chega o fim da partida e Portugal faz história ao sagrar-se, pela primeira vez, campeão do mundo de Futsal

aNOTÍCIA.pt