Moscatel Kingsman Century Edition 1919, uma edição limitada e exclusiva da José Maria da Fonseca

A José Maria da Fonseca lança uma edição exclusiva e limitada de 500 garrafas, do Moscatel Kingsman Century Edition 1919

Moscatel Kingsman Century Edition 1919
Moscatel Kingsman Century Edition 1919, uma edição limitada e exclusiva da José Maria da Fonseca - ®DR

O Moscatel de Setúbal é um autêntico tesouro entre os vinhos portugueses e a José Maria da Fonseca é um dos mais reconhecidos e antigos produtores. Em colaboração com o famoso realizador Matthew Vaughn e a sua marca Kingsman, a José Maria da Fonseca lança uma edição exclusiva e limitada de 500 garrafas, o Moscatel Kingsman Century Edition 1919. Para quem conhece os filmes de sucesso Kingsman realizados por Vaughn, as parcerias de luxo por detrás da marca Kingsman, ou para os apreciadores de vinhos fortificados raros e requintados, o Moscatel Kingsman Century Edition 1919 é um vinho a não a perder.

A colaboração neste projeto, de acordo com António Maria Soares Franco, diretor executivo da José Maria da Fonseca, é uma oportunidade única: “Esta colaboração celebra a tradição, o luxo e o reconhecimento de técnicas artesanais únicas que são a imagem de marca do Kingsman e que representam a longa herança dos vinhos da José Maria da Fonseca. É com muito entusiasmo que colaboramos com o Matthew nesta edição do Moscatel Kingsman. O seu último filme, The King’s Man, acontece durante a 1ª Guerra Mundial e este Moscatel é um lançamento especial de 1919; uma combinação natural. Somos um produtor de vinho com quase 200 anos de atividade. O nosso Moscatel de Setúbal era consumido nas principais casas reais da Europa”.

Durante muitos anos, o Moscatel de Setúbal foi um vinho muito apreciado e consumido em todas as casas reais da Europa. Para homenagear essa era, a José Maria da Fonseca desenvolveu para o Moscatel Kingsman Century Edition 1919 um decanter de vidro premium, um bartop dourado, serigrafia fosca e a ouro e a numeração manual de cada uma das 500 garrafas produzidas. Cada garrafa é entregue num estojo de madeira decorado com elementos a ouro.

Nos últimos 100 anos, o Moscatel Kingsman Century Edition 1919 envelheceu na Adega dos Teares Velhos da Casa Museu José Maria da Fonseca, num casco de 575 litros de madeira usada. O Moscatel Kingsman Century Edition 1919, criteriosamente seleccionado pela equipa de enologia da José Maria da Fonseca para esta colaboração, reflecte a história e o carácter de um vinho centenário, limitado e raro, tão apreciado pelos coleccionadores e apreciadores de vinhos raros.

Este moscatel tem origem em vinhas plantadas nos solos argilo-calcários da Serra da Arrábida. Embora não existam muitos detalhes sobre o ano agrícola de 1919, este foi seguramente um ano muito bom, dada a elevada qualidade deste vinho. O seu aroma é muito harmonioso, graças às notas de frutos secos (nozes e amêndoas torradas), café, chá preto, pão torrado e ananás muito maduro. No paladar, este Moscatel de Setúbal é muito frutado, excêntrico, mas suave, com excelente equilíbrio de acidez e um final de boca muito prolongado.

A José Maria da Fonseca possui um património ímpar de Moscatéis de Setúbal, assumindo com isso uma enorme responsabilidade na preservação não só da coleção de colheitas que cuidadosamente envelhecem na Adega dos Teares Velhos como na preservação do património cultural e histórico da produção de Moscatéis de Setúbal. O Moscatel Kingsman Century Edition 1919 está à venda na loja de Enoturismo da Casa Museu José Maria da Fonseca e na loja online, em www.jmf.pt/loja.

aNOTÍCIA.pt