35ª Baja Portalegre 500 : Miguel Barbosa a ganha ritmo e Helder Oliveira a um lugar do Top 10

Miguel Barbosa a ganhar ritmo na 35ª Baja Portalegre 500, após um ano de ausência, daquela que é a mais antiga e famosa competição de todo-o-terreno de Portugal.

Miguel Barbosa na Baja Portalegre
35ª Baja Portalegre 500 : Miguel Barbosa a ganha ritmo e Helder Oliveira a um lugar do Top 10 - ®DR

Miguel Barbosa, oito vezes campeão nacional de todo-o-terreno, regressou hoje às competições com o objetivo de ganhar ritmo ao disputar aquela que é a mais antiga e famosa competição da disciplina em Portugal, a Baja Portalegre 500.

Miguel Barbosa teve um bom desempenho na especial de qualificação de 3,5 km da Baja de Portalegre e o mesmo aconteceu no segundo setor seletivo da prova que ligou Ponte de Sôr a Alter do Chão com 62,55 km cronometrados. Uma primeira etapa que permitiu ao piloto da BP Ultimate Vodafone Team, navegado por Pedro Velosa, voltar a ganhar andamento e alguma consistência essenciais nesta fase, após um longo período em que não lhe foi possível competir.

Para Miguel Barbosa “o dia correu bem. Ainda estou a tentar ganhar ritmo, mas correu tudo bem e o Pedro fez um bom trabalho. Há que ganhar mais confiança”, refere o piloto que já triunfou na Baja Portalegre por três vezes e que concluiu a primeira etapa da prova alentejana na sétima posição absoluta.

Já Helder Oliveira, concluiu a primeira etapa a 15s de um lugar no Top 10, nesta competição que reúne uma forte concorrência e alguns dos melhores pilotos mundiais e nacionais.

Aos comandos de uma VW Amarok, preparada pela South Racing e navegado por Carlos Mendes, Helder Oliveira que regressa às competições seis meses após disputar a Baja TT Montes Alentejanos, procurou imprimir desde início um andamento forte, mas problemas de potência na sua Amarok acabaram por condicionar a prestação piloto.

“Desde o início que sentimos falta de potência no motor, mas tentámos tirar o máximo partido do que tínhamos. Principalmente em rotações mais elevadas nota-se o motor a falhar bastante. Não cometemos erros, nem falhas, vínhamos a dar o máximo, mas estávamos sempre sujeitos a esta limitação que não nos permitiu fazer mais! Vamos tentar solucionar o problema na assistência.” revelou Helder Oliveira

Nesta 35ª Baja de Portalegre, última prova do Campeonato Nacional de todo-o-terreno, mas pontuável, também, para a Taça do Mundo e Taça da Europa de Bajas, os pilotos nacionais estão a dominar. Tiago Reis (Toyota Hilux) domina nos automóveis, Luís Oliveira (Yamaha) nas motos, Luís Engeitado (Yamaha) nos quads e Roberto Borrego (Can Am) em SSV.

A 35ª Baja Portalegre 500 prossegue amanhã, sábado, dia em que serão disputados dois setores seletivos um de 146km e o último com 198km cronometrados.

Mais informações sobre a Baja Portalegre 500 aqui

aNOTÍCIA.pt