“Aquele abraço” de Gilberto Gil, a uma plateia rendida ao talento

“Aquele abraço” de Gilberto Gil, a uma plateia rendida ao talento deste músico de 79 anos, aconteceu este domingo no Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco

Gilberto Gil com Aquele abraço
“Aquele abraço” de Gilberto Gil, a uma plateia rendida ao talento - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Foi com “Aquele abraço” que Gilberto Gil, eletrizou a plateia do Cine-Teatro Avenida em Castelo Branco, este domingo, rendida ao talento deste incrível músico de 79 anos.

O Cine Teatro Avenida, em Castelo Branco, completamente lotado, foi palco, de um dos cinco concertos que o músico brasileiro Gilberto Gil tem programado para Portugal, e que encerram a sua digressão pela Europa.

Tendo como convidada principal Adriana Calcanhotto, que interpretou com Gilberto Gil, os temas “Paz”, “EloGil” e “Esquadros”, este concerto que o artista brasileiro criou de raiz, a partir do seu repertório, teve ainda como participante a sua neta – Flor Gil Demasi – de apenas 13 anos que interpretou a solo “Volare” e “Say a litle prayer” e em dueto com o avô, “Norte da Saudade” e “Andar com Fé”.

Em palco Gilberto Gil, foi acompanhado em palco pelos filhos Bem Gil, na guitarra e voz, José Gil, na bateria e percussão, e pelo neto João, também na guitarra.

Temas como “Expresso 2222”, “Tempo Rei”, “Upa Neguinho”, e “Palco”, foram alguns dos temas que escutámos, para além de “Touche Pas a Mon Pote”, música composta para a sua participação no espetáculo de apoio ao movimento “SOS Racismo” e “Back in Bahia” que celebrou o seu regresso ao Brasil, após ter estado exilado em Londres, durante alguns anos.

No encore, de novo com a presença de Adriana Calcanhotto em palco, cantou-se e dançou-se ao ritmo de “Fico assim sem você” e “Madalena”.

Aplaudido de pé, pelo público que enchia a sala do Cine-Teatro Avenida, Gilberto Gil, demonstrou que nem só nos grandes centros, podem acontecer espetáculos de tão grande qualidade. Castelo Branco foi exemplo de “Aquele abraço” a Gilberto Gil .

Gilberto Gil, um dos nomes mais reconhecidos da música brasileira, com uma carreira de mais de 50 anos, com 70 álbuns lançados e nove com prémios Grammy, é um dos cantores e compositores mais influentes da cultura brasileira.

Já, Adriana Calcanhotto tem 16 álbuns editados, conquistou um prémio Grammy, foi nomeada Embaixadora da Universidade de Coimbra no Brasil, em 2015, onde tem, desde então, passado algumas temporadas enquanto professora convidada.

Mas a região de Castelo Branco também já esteve na rota da brasileira, que voltou agora à sala onde deu um concerto em abril de 2013. A sua paixão pela história romana e pela arqueologia, que herdou das suas raízes italianas, levou a que em 2017, tenha apadrinhado a aldeia histórica de Idanha-a-Velha, “onde as pedras fazem parte da vida” segundo Adriana Calcanhotto.

Gilberto Gil continuará a sua digressão com espetáculos em Lisboa (3 de novembro), Braga (5 de novembro) e Santarém (7 de novembro).

aNOTÍCIA.pt