Miguel Oliveira arranca do 17º lugar para o GP do Algarve

Miguel Oliveira (KTM), falhou a presença na fase final da qualificação do GP do Algarve de MotoGP, e após ter sido o 15.º classificado nos ensaios, vai arrancar no 17º lugar.

Miguel Oliveira no GP do Algarve
Miguel Oliveira arranca do 17º lugar para o GP do Algarve - ®DR/RBCP

Miguel Oliveira em KTM, vai arrancar amanhã, domingo, no 17º lugar para o GP do Algarve de MotoGP. O piloto de Almada falhou a presença na fase final da qualificação – reservada aos 10 mais rápidos nos três primeiros treinos e aos dois melhores da primeira fase de qualificação, após ter sido o 15.º classificado nos ensaios.

Na conferencia de imprensa, Miguel Oliveira (KTM) referiu que “Ainda acredito que posso fazer uma boa corrida, vou aplicar toda a minha energia nesse sentido, até ao fim da corrida”, afirmou o piloto de Almada, lamentando que a sua KTM não “permita desafiar as posições pretendidas”.

Na primeira posição vai partir o italiano Francesco Bagnaia (Ducati), segundo na classificação de pilotos, atrás do francês Fabio Quartararo (Yamaha), que já assegurou o título mundial. Bagnaia, conseguiu a sua sexta ‘pole position’ da temporada, a quinta consecutiva, ao bater o recorde do Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, fixando-o em 1.38,725 minutos.

O italiano confirmou o estatuto de mais rápido dos treinos livres, depois de ter sofrido uma queda na corrida anterior, em Misano,  deixando o australiano e seu companheiro de equipa Jack Miller a 0,104 segundos e o espanhol Joan Mir (Suzuki), campeão do mundo em 2020, no terceiro, a 0,168.

Quartararo, depois de se ter tornado no primeiro francês campeão do mundo de MotoGP, sofreu uma queda na qualificação e não foi além do sétimo melhor registo, a 0,406 segundos de Bagnaia.

Miguel Oliveira, vencedor da primeira corrida do GP do Algarve de MotoGP em Portimão, em 2020, cumpriu a sua melhor volta na qualificação em 01.39,624, imediatamente atrás do italiano Valentino Rossi (Yamaha), sete vezes campeão da categoria ‘rainha’, que foi dois centésimos de segundo mais rápido do que o piloto português.

Os dois ‘repescados’ para a segunda fase de qualificação foram o francês Johann Zarco (Ducati) e o espanhol Iker Lecuona (KTM), com os tempos de 01.39,130 e 01.39,171, respetivamente.

O Grande Prémio do Algarve de MotoGP vai ser disputado este domingo, a partir das 13:00.

aNOTÍCIA.pt