Uma viagem no tempo com os novos e raros moscatéis da Quinta do Piloto

A Quinta do Piloto acaba de apresentar as duas novidades preciosas e raras : o Coleção de Família Moscatel de Setúbal e o Moscatel Roxo

moscatéis da Quinta do Piloto
Uma viagem no tempo com os novos e raros moscatéis da Quinta do Piloto - ®DR

Conhecida como “A casa dos moscatéis raros e de luxo”, a Quinta do Piloto, em Palmela, acaba de apresentar as duas recentes novidades preciosas e raras do seu portefólio: o Quinta do Piloto Coleção de Família Moscatel de Setúbal e o Quinta do Piloto Coleção de Família Moscatel Roxo. Estes moscatéis são uma edição limitada de 25 garrafas e uma verdadeira viagem no tempo, que dão a provar um século da paixão e dedicação de uma família histórica em Palmela.

Protegidas na sombra da adega da Quinta do Piloto para a família, as 10 pequenas barricas de 50 litros de moscatéis foram reservadas pelo fundador, Humberto da Silva Cardoso, quando adquiriu a quinta. Com o passar dos anos, as quatro gerações seguiram o ritual de atestar, anualmente, as barricas com o melhor de cada colheita.

Com o último atesto, em 1996, o Quinta do Piloto Moscatel de Setúbal Coleção de Família é um vinho generoso de cor topázio muito carregado com tonalidades verde azeitona. No aroma, revela-se muito complexo e exuberante com notas de café, mel, frutos secos, tabaco e com apontamentos de alguma vegetação envolvente e caril. No palato, é um vinho velho e raro, com uma concentração de açúcares que o torna meloso, concentrado e denso, com uma acidez vibrante que resulta numa prova única e memorável.

O Quinta do Piloto Moscatel Roxo Coleção de Família apresenta-se com uma cor topázio muito carregado e tons esverdeados. Com o último atesto, em 2005, este generoso evidencia um aroma complexo, com percepção de doçura, mas também notas a caramelo salgado, tabaco doce e flores brancas. O paladar é meloso, concentrado e denso.

“Estes moscatéis são uma homenagem ao meu bisavô, fundador da Quinta, Humberto da Silva Cardoso e pretendem refletir todo o conhecimento e cuidado da nossa família, até aos dias de hoje, e também dos 200 hectares de vinhas dos melhores terroirs da nossa região. São verdadeiros tesouros que fazem parte da história da produção de vinho em Portugal e que a Quinta do Piloto tem acompanhado”, refere Filipe Cardoso, proprietário e enólogo da Quinta do Piloto.

“Um vinho de homenagem com tantas fontes de inspiração! As cores são óbvias, mas distintas e identitárias da Quinta e da região. Inspirámo-nos numa garrafa original dos moscatéis de Setúbal, de um modelo mais aproximado a Borgonha, para criar o decanter exclusivo que é adornado com uma gargantilha e que conta com vários elementos que remetem para o cineteatro de Palmela e para a Quinta do Piloto. Usámos o monograma presente no portão do cineteatro, com as iniciais do fundador da Quinta, fundimos todos os elementos, com o delicado acabamento em prata e em ouro, e fomos buscar o pormenor que temos na embalagem e no decanter ao original tecto de gesso dessa emblemática sala. Completámos ainda estas peças com detalhes de alguns azulejos da receção e o bartop tem um entrelaçado, que representa a tradição e a arte de bem-fazer estes moscatéis, tudo isto dentro deste baú, que é uma viagem no tempo à essência desta família, empresa, região e categoria”, refere Diogo Gama Rocha, diretor-geral da Omdesign, agência criativa responsável pelo design e produção de todos os materiais deste projeto.

Situada na Serra do Louro, em Palmela, com uma imensa vista panorâmica sobre Lisboa e o Vale do Tejo, a Quinta do Piloto é uma referência de qualidade nos vinhos e enoturismo “premium” da Península de Setúbal e tem uma das maiores e mais antigas adegas da região. Propriedade da família Cardoso, há quatro gerações, chegou a ser um dos maiores produtores da Europa e cresceu ligada à história de Palmela ao longo de um século. Seja para conhecer a história de gerações ligadas à produção de Moscatel de Setúbal, como pela sua localização privilegiada em pleno Parque Natural da Arrábida, a visita à Quinta é uma experiência única que agora vale ainda mais a pena.

 

Quinta do Piloto Coleção de Família Moscatel de Setúbal | 500 ml – P.V.P. Recomendado 4.500€

Quinta do Piloto Coleção de Família Moscatel Roxo | 500 ml – P.V.P. Recomendado 4.500€

aNOTÍCIA.pt