Sons debaixo de água no Aquário Vasco da Gama

No âmbito do projeto FishNoise, a partir de hoje, o Aquário Vasco da Gama tem patente uma exposição temporária onde poderá ouvir sons captados debaixo de água.

Sons debaixo de água
Sons debaixo de água no Aquário Vasco da Gama - ®DR

O Aquário Vasco da Gama (AVG), da Marinha Portuguesa, irá receber a partir de hoje, dia 16 de novembro, uma exposição temporária onde poderá ouvir sons captados debaixo de água.

Esta é uma ação no âmbito do projeto FishNoise e tem como objetivo sensibilizar os visitantes para a importância do som no ambiente marinho e para alertar para a problemática da poluição sonora.

Através de uma instalação interativa no início da visita e a possibilidade de utilizar o telemóvel para ouvir sons debaixo de água junto a aquários selecionados, a visita ao AVG será ainda mais interessante. O grande destaque vai para os peixes que usam o som para obter informação importante do ambiente (como detetar um predador ou uma presa) e para comunicar entre si (há muitos peixes que produzem vocalizações por exemplo durante a reprodução). No entanto, atualmente o ruído causado por diversas atividades humanas domina a paisagem acústica dos oceanos e águas costeiras, o que levou os investigadores a estudar o efeito do ruído dos barcos nos peixes. Foi neste âmbito que surgiu o projeto FishNoise.

O principal objetivo do projeto FishNoise foi a investigação do impacto nos peixes do ruído provocado pela atividade humana, com ênfase em duas espécies modelo: o xarroco (Halobatrachus didactylus) e a Corvina (Argyrosomus regius). O xarroco, um peixe comum no estuário do Tejo, é uma espécie muito utilizada para estudar a comunicação acústica nos peixes. 

A equipa do FishNoise descobriu que o ruído provocado pela atividade humana afeta o comportamento acústico destas duas espécies de peixes, podendo afetar negativamente a sua reprodução. Diminui também a capacidade de ouvir os sons de peixes da mesma espécie e aumenta o stress nos indivíduos.

Mais informações em fishbioacoustics.pt/fishnoise-pt

aNOTÍCIA.pt