Black Friday: 7 dicas para economizar

Há um conjunto de recomendações que poderá adotar para economizar na Black Friday. Conheça 7 sugestões que o podem ajudar a poupar

Economizar na Black Friday
Black Friday: 7 dicas para economizar - ®DR

O mês de novembro traz consigo uma das mais antecipadas épocas do ano para os consumidores e comerciantes: a Black Friday. Embora esteja tradicionalmente associada a alguma desconfiança e confusão, a Black Friday pode ser uma excelente oportunidade para economizar e para antecipar as compras de Natal, trocar aquele eletrodoméstico que está a precisar de ser substituído, ou investir em produtos que representam uma despesa mais avultada no seu orçamento.

Para o ajudar a economizar e usufruir da Black Friday da melhor forma, o UNIBANCO apresenta-lhe um conjunto de recomendações que poderá adotar.

1. Planeie antecipadamente. A Black Friday caracteriza-se pela vasta oferta de descontos e promoções em todo o tipo de produtos e lojas, apelando, por isso, ao consumo muitas vezes desenfreado. Fazer um orçamento prévio e uma lista com os produtos que realmente necessita, é uma boa dica que lhe permite poupar algum dinheiro, mantendo o foco e evitando compras impulsivas.

2. Acompanhe os preços com antecedência. Faça uma pesquisa antecipada para monitorizar os preços e saber com o que pode contar. É importante ter uma noção dos preços habituais dos produtos, e acompanhar a variação dos mesmos, para que consiga avaliar se o desconto aplicado neste dia valerá a pena. Esta dica evita, inclusive, que seja enganado com falsas promoções e preços inflacionados.

3. Compare preços em várias lojas. Face à diversidade de descontos disponíveis, é importante comparar os preços, tanto nas lojas físicas como nas lojas online, para perceber onde é possível adquirir os produtos que necessita ao melhor valor. Para o ajudar nesta tarefa, pode inclusive recorrer a plataformas online onde poderá fazer este tipo de comparações de forma simples e rápida.

4. Esteja atento. Apesar de a Black Friday se assinalar a 26 de novembro, é possível encontrar promoções e descontos antecipados ou posteriores à data. Por isso mesmo, não precisa de deixar as compras todas para este dia. Estar atento aos descontos promovidos ao longo de todo o mês, permite-lhe ponderar melhor sobre as suas compras e evitar confusão.

5. Compre online em segurança. Durante esta ocasião, as lojas e os centros comerciais enchem-se de pessoas que procuram aproveitar as promoções em vigor para poupar algum dinheiro. Para evitar multidões, aproveite para fazer compras online, de forma cómoda, rápida e tranquila, e onde até poderá usufruir de descontos exclusivos. Contudo, e considerando o aumento de esquemas de fraude e acesso ilícito de dados que ocorrem nesta altura, procure sempre verificar a segurança e legitimidade dos websites onde pretende fazer compras.

6. Antecipe as compras de Natal. O Natal é tradicionalmente uma época que se reflete num maior gasto no orçamento das famílias. A “sexta-feira negra” é uma boa altura para adiantar alguns dos presentes que pretende oferecer aos amigos e familiares, permitindo-lhe não só diminuir o stress associado a esta época festiva, mas também conseguir preços mais acessíveis.

7. Utilize meios de pagamento flexíveis. O cartão de crédito pode ser um dos seus melhores aliados nesta Black Friday. Alguns cartões oferecem a opção de cashback, o que significa que poderá receber de volta no seu cartão uma percentagem do valor das compras realizadas. Esta opção é ainda mais vantajosa se o valor da aquisição for elevado, uma vez que receberá ainda mais dinheiro em cashback. Além disso, poderá também recorrer a contas digitais que pode movimentar com um cartão virtual pré-pago recarregável com o valor que quiser, para um maior controlo dos seus gastos.

aNOTÍCIA.pt