Novas Rotas da Seda: GEFCO lança primeiro comboio-bloco neutro em Carbono

Primeiro comboio-bloco neutro em Carbono composto por 41 vagões, partiu numa viagem de três semanas de Dunajska Strada, na Eslováquia para Xi'an, na China

comboio neutro em Carbono
Novas Rotas da Seda: GEFCO lança primeiro comboio-bloco neutro em Carbono - ®DR

A 15 de novembro de 2021, um comboio-bloco composto por 41 vagões partiu numa viagem de três semanas de Dunajska Strada, na Eslováquia para Xi’an, na China. Este comboio-bloco é o primeiro comboio neutro em carbono da GEFCO operado para um cliente que procura soluções de transporte baixo em carbono para bens de consumo. A GEFCO irá compensar as 250 toneladas de CO2 geradas por este serviço porta-a-porta através de investimentos em projetos certificados Gold Standard. Além disso, o comboio será equipado com dispositivos Internet das Coisas (IoT) para garantir rastreabilidade, controlo de temperatura e integridade do produto durante todo o transporte.

Alice Defranoux, Responsável Transporte Ferroviário na GEFCO, comentou: “Enquanto parceiros, é um prazer poder, graças a este comboio neutro em carbono, oferecer ao nosso cliente de longa data uma solução que marca uma nova etapa no desenvolvimento de um transporte de mercadorias sustentável. A procura do mercado por soluções mais amigas do ambiente está a aumentar, especialmente no transporte de longa distância. Na GEFCO, calculamos o impacto ambiental das nossas soluções, pensamos em como minimizar as emissões e propomos soluções de compensação toda emissão de carbono remanescente. O transporte ferroviário é uma maneira excelente de reduzir as emissões de carbono.”

A jornada de três semanas na Nova Rota da Seda inclui uma viagem entre a Eslováquia e Brest-Małaszewicze na fronteira entre a Polonia e a Bielorrússia, onde as mercadorias serão transferidas de vagões ferroviários europeus para vagões russos para se adaptarem à bitola de 1,52 m. O comboio-bloco atravessa a seguir a Bielorrússia e a Rússia antes de chegar a Alashankou-Dostyk, no Cazaquistão, um nó importante da ponte terrestre da eurásia, na fronteira com Xinjiang, porta de entrada na China. As mercadorias serão então carregadas em vagões chineses antes da sua entrega final em Xi’an.

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