Marinha e Autoridade Marítima Nacional alertam para agravamento da agitação marítima na Costa Oeste de Portugal Continental

A previsão do estado do mar aponta para um agravamento da agitação marítima em Portugal Continental, entre as 18h00 de hoje, 07 de dezembro, e as 06h00 de sexta-feira, 10 de dezembro, com ondas que poderão atingir os 12 metros.

agravamento da agitação marítima em Portugal
Marinha e Autoridade Marítima Nacional alertam para agravamento da agitação marítima na Costa Oeste de Portugal Continental - ®DR

O agravamento da agitação marítima em Portugal será caracterizado por uma ondulação proveniente do quadrante Noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os oito metros e uma altura máxima de 12 metros, com período médio a variar entre os 14 e os 18 segundos em toda a costa oeste de Portugal Continental. São esperados ventos com intensidade média superior a 74 Km/h, podendo ocorrer rajadas superiores a 120 Km/h, provenientes do quadrante Noroeste.

Assim, a Marinha e a Autoridade Marítima Nacional recomendam a toda a comunidade marítima e à população em geral um estado de vigilância permanente no mar e nas zonas costeiras, e alertam que os cuidados devem ser redobrados, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras.

Para além disso, face ao esperado agravamento da agitação marítima em Portugal é recomendado:

– Reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas;

– Evitar passeios junto ao mar, de onde se destacam os molhes de proteção dos portos;

– Evitar passeios junto à orla costeira, nas arribas e nas praias, bem como a prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima;

– Desaconselha-se vivamente a pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.

À população em geral, é relembrado que o mar nesta época do ano é um mar de Inverno, e como tal as praias e zonas de costa estão fortemente sujeitas aos efeitos da agitação marítima, podendo o mar chegar a zonas que aparentemente possam parecer seguras. É importante não se aproximar da água ou caminhar na areia molhada, não virar as costas ao mar e oferecer sempre uma distância de segurança em relação à linha de água, evitando ser surpreendido por uma onda.

aNOTÍCIA.pt