Braga homenageou mérito desportivo dos seus Campeões na VIII Gala do Desporto

Braga voltou a prestar tributo a todos os campeões na VIII Gala do Desporto, que esta noite teve lugar no Altice Forum Braga

VIII Gala do Desporto de Braga
Braga homenageou mérito desportivo dos seus Campeões na VIII Gala do Desporto - ®DR

O Município de Braga voltou a prestar tributo a todos os campeões que, ao longo do ano, demonstraram o seu mérito desportivo a nível nacional, europeu e mundial. Atletas, dirigentes, treinadores, árbitros, assim como o melhor evento desportivo do Concelho, tiveram o merecido reconhecimento nesta VIII Gala do Desporto, que decorreu no Altice Forum Braga.

Nesta VIII Gala do Desporto de Braga, o júri atribuiu o prémio de melhor árbitro a Nuno Maia, árbitro internacional desde 2015, que esteve nos principais palcos do voleibol nacional e internacional como a poule de apuramento para o Campeonato da Europa, Golden League, Silver League, Taça Challenge Nacional, playoff de apuramento para campeão nacional e ainda na Taça e Supertaça de Portugal.

Na categoria de melhor treinador, Jorge Braz, seleccionador nacional que conduziu a Portugal ao brilhante título mundial de futsal, foi o grande vencedor. Uma vez que se encontra ao serviço da selecção nacional, Jorge Braz fez-se representar pela sua esposa, Paula Veras.

O prémio de melhor dirigente desportivo foi atribuído a Manuel Vieira, presidente da Delegação de Braga da Associação Portuguesa de Deficientes, cargo que exerce desde 2018. Manuel Vieira é considerado pelos seus pares como possuidor de um excelente sentido de responsabilidade e de partilha, dotando a sua instituição da melhor equipa nacional de basquetebol em cadeira de rodas nos últimos anos, na qual assume ainda a posição de atleta. Já o prémio de Mérito e Excelência foi atribuído ao canoísta Emanuel Silva.

Os Bracarenses também foram chamados a participar nesta VIII Gala do Desporto, para eleger o melhor evento desportivo do ano. Através de uma votação online, o FIA Hill Climb Masters foi o evento do ano, recolhendo 51,2% dos votos, numa categoria que integrava, ainda, o Braga Open 2021; o Meeting de Braga 2021; a Meia Maratona Braga 2021, e o programa MEXE-TE Braga.

Os títulos nacionais e internacionais alcançados pelos clubes e atletas também foram reconhecidos pelo Município de Braga, numa Gala que se revelou transversal a todas as modalidades. Do Basquetebol ao Aeromodelismo, do Montanhismo e Escalada ao Karaté, passando pelo Voleibol, Atletismo, Futebol, Triatlo ou Tiro com Armas de Caça, entre outras modalidades, foram centenas de atletas distinguidos pelas suas conquistas.

aNOTÍCIA.pt