O Velho Galeão “Estou Para Ver” regressa a Cascais, depois de recuperado

O galeão “Estou Para Ver”, com 102 anos de história, regressa esta semana a Cascais colocando-se ao serviço da biologia e arqueologia marinhas

galeão Estou Para Ver
O Velho Galeão “Estou Para Ver” regressa a Cascais, depois de recuperado - ®DR

O galeão “Estou Para Ver” tem uma longa história de 102 anos, mas a mais recente é talvez a mais importante: Foi completamente recuperado e vai regressar a Cascais para uma nova vida ao serviço da biologia e arqueologia marinhas.

Requalificado o Estou Para Ver será apresentado, dia 17 de dezembro de 2021, pelas 11h00, no Cais de Eventos na Marina de Cascais.

Desta apresentação, que contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, constará uma saída a bordo, condicionada pelas condições climatéricas e lotação da embarcação.

Recorde-se que da longa história deste galeão está a pesca de cerco, incursões no Mar Vermelho, carregamento de Sal nas águas do Sado e, posteriormente à sua aquisição pela Câmara Municipal de Cascais, serviu de escola da arte de marear, funções turísticas no Mar de Cascais e visitas de estudo das escolas do concelho.

galeão Estou Para Ver
Galeão “Estou Para Ver” – ®DR

A requalificação e modernização do galeão “Estou para Ver” seguiu o modelo de construção tradicional e caracterizou-se por uma profunda intervenção estrutural que contemplou o desmantelamento da cabine, convés e costado, substituição das cavernas, roda de proa, sobrequilha e quilha, e substituição da cabine, entre outros aspetos.

Para além destas tarefas complexas, a embarcação está dotada de um motor e apetrechada com equipamentos indispensáveis como equipamentos de navegação, comunicação e de segurança.

Esta intervenção estrutural que contemplou a sua recuperação, modernização e reclassificação foi possível através do apoio financeiro da União Europeia no âmbito do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP).

Programa:

11:00 – Receção da embarcação no cais de eventos da Marina de Cascais. Intervenção das entidades

11:30 – Saída breve (45min) 

aNOTÍCIA.pt