Museu Soares dos Reis com entrada gratuita

O Museu Nacional Soares dos Reis terá entrada gratuita até à inauguração da exposição “SEJA DIA SEJA NOITE POUCO IMPORTA”, a 3 de fevereiro

Museu Soares dos Reis com entrada gratuita
Museu Soares dos Reis com entrada gratuita - ®DR

O Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR) terá entrada gratuita a partir de amanhã, dia 12 de janeiro, e até ao próximo dia 3 de fevereiro, dia em que inaugura a exposição temporária “SEJA DIA SEJA NOITE POUCO IMPORTA”, com curadoria de Pedro Calapez. A decisão de gratuitidade de acesso prende-se com o facto de parte significativa das instalações estar com acesso condicionado devido à montagem da exposição permanente, cuja abertura está prevista para o final do primeiro trimestre deste ano.

Até 3 de fevereiro, os visitantes do museu poderão visitar a exposição temporária “DEPOSITORIUM 2”, que explora os temas Arte e Medicina com peças escolhidas por representantes da Universidade do Porto, e aceder à peça do mês escolhida pelos seguidores das redes sociais do MNSR. O acesso gratuito faz-se também às sessões comentadas sobre a Peça do Mês.

Durante o mês de janeiro, a peça em exposição será o óleo sobre tela Vendedor de Estatuetas, do pintor romântico João Cristino da Silva, uma obra proveniente da coleção de Fernando de Castro. Terá sessão comentada nos dias 20 e 25 de janeiro, as 13h30.

O Museu Soares dos Reis terá entrada gratuita nos seus horários normais, ou seja, das 10h00 às 18h00, de terça-feira a domingo.

Sobre:

O Museu Nacional de Soares dos Reis, antigo Museu Portuense, nasceu em 1833 quando D. Pedro IV decidiu criar no Porto um Museu de Pinturas e Estampas. Com as reformas republicanas de 1911, passa a chamar-se Museu Soares dos Reis e, em 1932, adquire o estatuto de Museu Nacional. Instalado inicialmente no edifício do Convento de Santo António da Cidade, passou a ocupar, a partir de 1940, o Palácio dos Carrancas, edifício burguês do final do século XVIII e mais tarde Palácio Real. Foi objeto de profunda renovação e ampliação, segundo projeto do arquiteto Fernando Távora, reabrindo ao público em Julho de 2001.

Desde a origem e ao longo de todo o século XIX, o Museu Nacional de Soares dos Reis foi-se constituindo, principalmente, com coleções de pintura e escultura. Nos anos 30 do século XX foi enriquecido com o depósito do Museu Municipal do Porto e com o alargamento das coleções às Artes Decorativas. No âmbito das Artes Plásticas salientam-se os núcleos de pintura e escultura do século XIX e primeira metade do XX. Nas Artes Decorativas distingue-se a cerâmica, com uma mostra de faiança nacional e porcelana oriental, e ainda peças de ourivesaria, joalharia, vidros e mobiliário dos séculos XVI a XIX.

aNOTÍCIA.pt