Paulo Sousa apresentado no Flamengo

Paulo Sousa é apresentado no Flamengo e em cerca de uma hora falou de futebol, métodos e das ideias, uma postura bem diferente do seu antecessor Renato Gaúcho

Paulo Sousa apresentado no Flamengo
Paulo Sousa apresentado no Flamengo - ©Peter Rov

Paulo Sousa é apresentado no Flamengo e em quase 1 hora de entrevista, apresentou o cartão de visita, e vontade de conversar sobre futebol, uma certa dose de generosidade com os jornalistas. Além do trabalho, dos métodos e das ideias, talvez seja na troca de impressões sobre o jogo, que o Brasil mais tenha a ganhar com a chegada de mais um estrangeiro.

Diferente de Renato Gaúcho, o Flamengo acaba de sair de um treinador que rejeitava qualquer debate sobre aspectos táticos do jogo em suas entrevistas. É obviamente uma escolha e um direito de Renato Gaúcho. Mas que limita sua contribuição para o ambiente do futebol no Brasil.

O caso é que Paulo Sousa ao ser apresentado no Flamengo, nos deixou, ao mesmo tempo, informações, dúvidas e uma justificada curiosidade sobre a montagem do time, sobre como pretende aproveitar o excelente material humano de que dispõe. E para que despertasse todas essas sensações, não precisou de mais do que uma resposta.

“Temos três avançados (atacantes) muito fortes. Após trabalhar no campo vou entender melhor a capacidade de cada um. Já usei três avançados e penso em fazer o mesmo desde o início ou durante os jogos”, disse o treinador, antes de acrescentar que enxerga em Bruno Henrique “muita capacidade de áreal”. Para ele, Bruno, Gabigol e Pedro são “três jogadores com muita capacidade de concretizar”, ou de fazer gols.

A resposta confirma uma impressão que seus times anteriores deixavam: por característica e, claro, qualidade técnica, Pedro deverá ganhar mais oportunidades. A partir daí, é natural fazermos um exercício: tentar imaginar uma provável formação, um time base com Pedro incluído.

No primeiro contato com o elenco principal, a mensagem passada aos atletas foi de que será preciso compromissos de todos para alcançar os objetivos.

A primeira impressão é de um elenco de muita qualidade que precisa cada vez mais de compromisso. Qualidade não expressa vitórias. Somos um dos melhores elenco da América do Sul, talvez o melhor, mas não é suficiente para ganhar títulos. Precisamos trabalhar mais que todos. O compromisso coletivo e individual é fundamental. Foi uma mensagem que passei ao elenco – afirmou.

Paulo Sousa rescindiu seu contrato com a seleção da Polônia para assumir o Flamengo, onde chegou com uma equipa técnica de seis profissionais. Desde o acerto com o clube da Gávea, o técnico “mergulhou” no universo do clube, buscando informações sobre o elenco e estrutura. Além de identificar as carências do grupo, o treinador também já entrou no circuito pela permanência de Thiago Maia, por exemplo, que assinará novo contrato.

Questionado sobre reforços, Paulo Sousa não “abriu o jogo”, mas confirmou que o clube está ciente das posições carentes, mas sem deixar de destacar a qualidade do elenco que tem à disposição hoje – o qual evoluirá ainda mais.

aNOTÍCIA.pt