Rali Dakar 2022 : Miguel Barbosa e Antonio Maio terminaram com sucesso a prova

Terminou com sucesso as prestações dos pilotos portugueses, Miguel Barbosa em Toyota Hilux T1 e de António Maio aos comandos de Yamaha, na 44ª edição do Rally Dakar.

Miguel Barbosa no Dakar 2022
Miguel Barbosa e Antonio Maio terminaram com sucesso o Dakar 2022 - ®DR

Miguel Barbosa completou hoje com sucesso a sua primeira participação no Dakar, em 2022, na Arábia Saudita classificando na 35ª posição da geral, depois de já ter feito o Dakar em África e na América do Sul. Também António Maio concluiu com sucesso a sua participação no 44º Rali Dakar cumprindo assim o principal objetivo que era o de terminar pela segunda vez esta longa e difícil maratona de todo-o-terreno. O piloto da Yamaha fez uma excelente corrida tendo-se classificado na 21ª posição geral.

Doze anos depois Miguel Barbosa, navegado por Pedro Velosa, regressou à grande maratona de todo-o-terreno e completou hoje com sucesso o Dakar 2022 na Arábia Saudita. Aos comandos de uma Toyota Hilux T1 e inserido na estrutura a Overdrive, Miguel Barbosa, oito vezes campeão de Portugal de Todo-o-Terreno, acrescenta ao seu currículo esta participação asiática àquelas que completou em África e na América do Sul.

“Já estamos em Jeddah depois de uma longa ligação. Foram 160 km de especial. O objetivo era terminar esta participação sem problemas, foi isso que fizémos. O objetivo foi concluído. Foi um Dakar difícil. Este foi o nosso quarto Dakar, quatro Dakar terminados e este é o ponto mais importante neste momento, bem como a experiência adquirida nesta prova”, referiu o piloto do BP Ultimate Vodafone Team em Jeddah, após concluir a derradeira etapa do Rally Dakar 2022.

Miguel Barbosa estreou-se no Rali Dakar em 2006 quando a competição teve, com um tremendo sucesso, partida de Portugal sendo nessa edição o “Rookie of the Year”, prémio destinado ao melhor entre o que disputavam a prova pela primeira vez. Repetiu a experiência em 2007, quando a prova ainda se disputava em África. Voltou a disputar a prova rainha do TT mundial em 2010, desta feita, na América do Sul. A 44ª edição que, pelo terceiro ano consecutivo se disputou na Arábia Saudita arrancou a 1 de janeiro. Ao longo de 14 dias foram disputados um prólogo e 12 etapas, num total de 8.177 quilómetros, 4.258 dos quais disputados ao cronómetro.

António Maio concluiu com sucesso a sua participação no 44º Rali Dakar cumprindo assim o principal objetivo que era o de terminar pela segunda vez esta longa e difícil maratona de todo-o-terreno. O piloto da Yamaha fez uma excelente corrida tendo-se classificado na 21ª posição geral num Dakar extremamente competitivo, recheado de excelentes pilotos, muito duro e exigente e onde todos os pilotos que terminaram à sua frente são profissionais. 

“Estamos em Jeddah onde está instalado o pódio do Dakar 2022. A especial correu bem, mas estava muito perigosa. Assim, optei por não arriscar porque tinha mais a perder que a ganhar. Conseguimos cumprir o objetivo que era terminar a prova e agora vamos fazer o pódio merecido. A mota está impecável e foi uma excelente corrida. Agradeço a todos os patrocinadores que tornaram este sonho possível. Quero também deixar um enorme abraço à minha família e amigos que tanto me ajudaram a conquistar mais este objetivo” contou António Maio em Jeddah no final da 12ª etapa disputada entre Bisha e Jeddah onde o piloto da Yamaha alcançou o 19º lugar nos 163 km cronometrados do troço da última jornada do Rali Dakar 2002.

O piloto português regressa agora a Portugal para preparar a sua restante época desportiva de 2022 que se inicia já em fevereiro com a Baja TT Montes Alentejanos.

aNOTÍCIA.pt