Truques para obter uma internet mais rápida, conheça alguns

Isto é o que deve fazer caso pretenda ter uma internet mais rápida. Siga estes conselhos e melhore o nível de desempenho da sua navegação.

internet mais rápida
Truques para obter uma internet mais rápida, conheça alguns - ®DR

Hoje em dia é impensável não ter acesso a uma internet rápida, seja por motivos profissionais ou até mesmo de lazer. E para quem é utilizador regular, não há nada que seja mais frustrante do que tentar aceder à internet e ter de esperar infindos minutos para que uma página web abra ou para descarregar um simples ficheiro.

É normal que a velocidade da sua internet não seja sempre a mesma, no entanto se este é um problema recorrente, é provável que esteja relacionado com a qualidade do equipamento ou ainda do serviço que tem contratado. No entanto, existem alguns truques que pode colocar em prática de modo a melhorar o nível de desempenho da sua internet e consequentemente, a sua qualidade de navegação. Quer saber quais? Atente a estas dicas por parte da Selectra– especialista em tarifas de telecomunicações!

  1. Faça uma gestão do consumo de internet

Utiliza o seu computador pessoal para trabalhar? Preste atenção à maneira como navega na internet! Para evitar uma sobrecarga de consumo, opte por aceder a plataformas streaming ou fazer qualquer tipo de downloads apenas quando não está a utilizar a internet para fins profissionais ou educativos.

  1. Substitua o seu router para um dos mais recentes

Se o router que tiver em sua casa for o mesmo há vários anos, talvez seja altura de o trocar, e o mesmo terá de ser feito caso tenha atualizado recentemente a velocidade da sua internet. Entre em contacto com a sua operadora de modo a informá-los acerca da situação e caso esta não se mostre disponível para lhe fornecer outro equipamento, pode sempre adquirir um em qualquer loja de informática.

  1. Escolha um lugar estratégico para colocar o router

Para que o router tenha um bom desempenho é preciso que nada interfira na sua ligação. Assim deve escolher um local adequado para o colocar, tendo em conta que este deve estar num local alto, central e sem obstáculos que impeçam a expansão do sinal wifi. Caso este tenha alguma antena, confirme que esta se encontra em posição vertical.

  1. Procure um dos canais menos saturados

Sabia que os routers europeus utilizam 13 canais que operam entre 2401 e 2483 MHz? Isto significa que se viver num prédio é muito provável que utilize o mesmo canal de muitos dos seus vizinhos e isso pode estar a afetar o alcance do sinal e consequentemente não ter uma internet mais rápida. Assim, procure analisar o estado dos canais à sua volta, através de aplicações como o Wifi Analyzer e perceber qual o mais recomendado para si.

  1. Ligue um amplificador

Confirme se o router tem potência suficiente para cobrir toda a área de sua casa. Se em certos lugares não consegue ter bom sinal, o melhor será recorrer a um amplificador que lhe possibilita alargar a área de cobertura e melhorar a sua experiência enquanto utilizador usufruindo de uma internet mais rápida.

  1. Mude para o 5GHz

Antes de mais preste atenção se o seu router tem as opções 2,4GHz e 5GHz para se ligar à rede wifi. A diferença entre as duas refere-se à velocidade e cobertura de internet sendo que, enquanto o 5GHz consegue atingir até 287 Mbps, a alternativa mais baixa apenas vai até os 50-60 Mbps. Assim, embora o 5GHz tenha um alcance mais curto, será uma boa opção para aumentar a velocidade da sua internet.

  1. Compare os pacotes das diferentes operadoras

Embora possa ser uma dica óbvia, por vezes o comodismo leva-nos a descartar esta opção. No entanto, as ofertas do mercado estão sempre a mudar e por isso, se não estiver totalmente satisfeito com o nível de desempenho da sua internet, o melhor será fazer uma pesquisa detalhada aos pacotes das diferentes operadoras. Tenha apenas em consideração que a fibra ótica é geralmente a mais rápida e que velocidades abaixo de 50MB, não são as mais aconselháveis.

aNOTÍCIA.pt