MINI arte sobre rodas vai circular pela cidade

Quatro artistas nacionais participam no projeto “arte sobre rodas” da MINI, revertendo os lucros para projetos de arte urbana em Portugal

MINI com arte sobre rodas
MINI arte sobre rodas vai circular pela cidade - ®DR

A MINI, marca pertencente ao BMW Group, acaba de lançar um número limitado de tejadilhos que são, literalmente, obras de arte que vão andar “sobre rodas” no topo dos modelos elétricos MINI Cooper SE.

Ana Humana, Fidel Évora, André da Loba e Tamara Alves são os quatro artistas nacionais que participam neste projeto. A partir das suas expressões artísticas individuais, responderam ao desafio da MINI, em parceria com a Underdogs, e criaram quatro obras únicas que, aplicadas aos tejadilhos destes MINI, vão levar a arte e a diversidade pelas ruas das cidades.
 
Ao todo há 100 tejadilhos disponíveis, 25 unidades de cada artista, para montagem nos MINI Cooper SE. Podem ser reservados online, através da plataforma da MINI, por um valor de 750€. Este valor inclui uma risografia igual ao tejadilho, assinada pelo artista. O lucro do projeto vai reverter para projetos de arte urbana em Portugal.
 
A iniciativa da MINI tem como mote “a diversidade une-nos” e reforça o design icónico e o caráter citadino da marca com obras de arte que promovem a diversidade. Estes tejadilhos vão poder figurar em novos ou já adquiridos MINI Cooper SE, o modelo 100% elétrico da marca que foi pensado para a mobilidade urbana de condução sustentável. 
 
Este projeto de “arte sobre rodas” é a mais recente iniciativa a nascer no seio da parceria MINI x Vhils Studio x Underdogs x Iminente, iniciada em 2021. Esta parceria assenta na criação de projetos em comum que visam contribuir para a melhoria da vida nas cidades, através da arte. Esta mais recente aposta pretende ser um reflexo dos valores partilhados pelas diferentes entidades – diversidade, tolerância, igualdade, solidariedade, inclusão – e da forma como valorizam a arte, a cultura e os ambientes urbanos. 
 
“Na MINI acreditamos que, embora todos diferentes, somos muito mais fortes juntos. Assim, não só abraçamos, como celebramos as diferenças. A diversidade – de género, idade, cultura, identidade e orientação sexual e estilos de vida – faz parte do nosso ADN e é algo que queremos enaltecer, algo a que queremos dar voz”, destaca Pedro Faria, Brand Manager da MINI. “Com este projeto, que muito nos orgulha, materializamos esta voz, com os MINI Electric a tornarem-se veículos de arte na promoção da diversidade, e logo com um propósito social de apoio a projetos de arte urbana que nos motiva a todos”, acrescenta.
 
Sobre os artistas
 
Ana Humana é ilustradora e designer. As suas criações inspiram-se no universo dos cartoons e das comics, retratando muitas vezes situações quotidianas, com um toque de humor e ironia.
 
André da Loba combina no seu trabalho a ilustração, a escultura, a animação e a escultura com um toque estilizado de formas e contornos e uma abordagem minimalista.  
 
Fidel Évora é natural de Cabo Verde e na sua pintura procura criar diálogos que são, ou propositadamente ou acidentalmente, esquecidos, e que trazem à tona memórias importantes da identidade coletiva de hoje.
 
Tamara Alves é uma artista visual e ilustradora fascinada com a estética das ruas e o contexto urbano. As suas criações encontram inspiração num universo de figuras humanas e animais em interações com objetos e paisagem.

aNOTÍCIA.pt