Portugal venceu a Espanha e está na final do Europeu de Futsal

Portugal, campeão em título de futsal, venceu esta sexta-feira a Espanha nas meias-finais do Europeu de Futsal, por 3-2 e está na final onde vai defrontar a Rússia.

Portugal na final do Europeu de Futsal
Portugal venceu a Espanha e está na final do Europeu de Futsal - ®DR/UEFA (foto de arquivo)

Com três golos marcados na segunda parte, Portugal venceu a Espanha nas meias-finais do Europeu de Futsal de 2022 e vai agora defrontar a   Rússia na final. A Seleção Nacional esteve a perder desde os 17 segundos e chegou a estar a perder por 2-0. Na segunda parte, deu a volta ao marcador com um golo de penálti de Bruno Coelho e dois golos de Zicky .

Em Amesterdão, o jogo não começou da melhor maneira para Portugal, já que a Espanha, aos 17 segundos, colocou-se em vantagem com um golo de Raul Gomez. Logo de seguida Mellado, com remate cruzado, quase marca o segundo golo para a Espanha. Valeu uma grande defesa de André Sousa.

Jogo com um ritmo frenético com Portugal a reagir ao golo prematuro da equipa espanhola. Pany Varela em bom plano, com alguns remates à baliza espanhola, mas sem conseguir concretizar.

André Sousa volta a fazer mais uma grande defesa, que permite a Portugal continuar com apenas um golo de desvantagem na partida. Chino joga a bola com a mão e é assinalada falta para Portugal. Na sequência, um corte providencial do guarda-redes de Espanha rouba o golo a Zicky.

Minutos depois, Pauleta precipita a quinta falta de Espanha, cometida por Lozano. Tiago Brito marca o livre, mas a bola sai a centímetros da baliza de Espanha. Esteve à vista o golo do empate.

Após pausa técnica pedida por Portugal, em que Jorge Braz transmite instruções à equipa, no recomeço do jogo Chino aumenta a vantagem de Espanha, na sequência de um livre de Mellado.

Portugal continua sem conseguir fazer golo, após três remates que batem contra a muralha espanhola. Primeiro foi Tiago Brito a atirar contra a dupla defensiva de Espanha que evitou o golo português com um carrinho, de ambos os jogadores, numa altura em que Didac Plana estava fora da baliza. Depois, Zicky Té falha novamente o golo mesmo à boca da baliza, com a mesma dupla a ser importantíssima. O último remate surgiu já em desespero, de Afonso do meio da rua, mas a bola saiu por cima.

Ao intervalo, a Espanha recolheu aos balneários com uma vantagem de dois golos (0-2).

Na segunda parte, Portugal entrou melhor e criou muitas dificuldades à equipa espanhola. Tomás Páço e Afonso Jesus eram os jogadores mais perigosos da equipa nacional.

Pany Varela faz o primeiro remate na segunda parte. O esférico sai ligeiramente ao lado da baliza espanhola. Portugal continua a perseguir o golo, mas a sorte não está do lado da equipa das quinas.

Um remate perigoso de Tiago Brito com a ponta do pé, é desviado por Didac. Esteve à vista o primeiro golo de Portugal, faltou apenas a presença de alguém mais próximo da baliza espanhola para desviar a bola para o interior da baliza adversária.

Pany Varela reclamou uma falta de Ortiz, que aproveitou o facto de o internacional luso estar no chão para recuperar a posse de bola e conquistar uma falta para a Espanha. Foi a segunda falta portuguesa nesta segunda parte. Espanha não cometeu qualquer uma até ao momento

O jogo entra num ritmo mais lento. Muita luta de parte a parte, mas Portugal a sentir dificuldades para entrar na consistente defesa espanhola.

Ortiz faz falta sobre Afonso e Portugal ganha penalti.

E finalmente a bola encontra o caminho da baliza espanhola. Portugal diminui a desvantagem para a Espanha de penálti, por Bruno Coelho.

Minutos depois, Zicky Té faz o empate em Amesterdão. O pivô português esperou por ajuda, mas, face à boa marcação espanhola, decidiu atirar à baliza e fez o golo do empate.

Varela ameaçou o 3-2, mas é Zicky que bisa na partida. Está feito o 3-2 e faltam 2 minutos para terminar a partida.

Portugal está na final do Europeu de futsal pela segunda vez consecutiva. A seleção liderada por Jorge Braz venceu esta sexta-feira a Espanha por 3-2, com golos de Bruno Coelho e Zicky Tê.

No próximo domingo a Seleção Portuguesa, vai defrontar a Rússia.

aNOTÍCIA.pt