Maior missão de internacionalização do Alentejo realiza-se na Expo Dubai

ADRAL leva ao Pavilhão de Portugal da EXPO Dubai 2020, a maior missão de internacionalização dos principais equipamentos e recursos associados à região do Alentejo

Alentejo na Expo Dubai
Maior missão de internacionalização do Alentejo realiza-se na Expo Dubai - ®DR

A ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo promove a maior missão de internacionalização dos principais equipamentos e recursos associados à região do Alentejo, tais como o Porto de Sines e a Zona Industrial e Logística de Sines ou o Aeródromo de Ponto de Sor e o Aeroporto de Beja, no Pavilhão de Portugal da EXPO Dubai 2020, entre os dias 8 e 11 de fevereiro.

“Com apresentações diárias e inúmeros encontros marcados, esta missão faz parte da iniciativa Invest in Alentejo, liderada por nós e financiada pelo Programa Alentejo 2020, estando apoiada em 6 Eixos de desenvolvimento e atração, liderados por entidades parceiras, nomeadamente: Aeronáutica, Agroindústria e Portos & Logística, Digital e Energia. Desta forma, acreditamos que o Alentejo reúne excelentes condições para captar o interesse de investidores internacionais mostrando o caminho feito até agora de compromisso entre a aposta nas áreas da inovação e competitividade e as áreas mais tradicionais. Exemplos disso são os projetos da ZILS nas áreas dos cabos submarinos e data centers, ou mesmo o investimento do grupo Sevenair no Aeródromo de Ponte de Sor, como os inúmeros projetos na área do turismo que todos os anos ganham distinções e colocam o Alentejo como destino. Estamos confiantes que esta missão à Expo Dubai nos proporcione bons encontros e que se se relevem frutíferos no futuro da Região.”, destaca o presidente da ADRAL, João Grilo.

Integram a comitiva da missão, a vice-presidente da comissão executiva da aicep Global Parques, Isabel Caldeira Cardoso, o administrador executivo da Global Parques – Zona Industrial e Logística de Sines, Miguel Gama, o presidente da Administração do Porto de Sines, José Luís Cacho, o presidente da ARPTA – Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, Vítor Silva, o vice-presidente do Município de Ponte de Sor, Rogério Alves, o presidente do Município de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, o presidente do Município de Sines, Nuno Mascarenhas e o coordenador do departamento de relações externas da ADRAL e coordenador da iniciativa Invest in Alentejo, Daniel Janeiro, entre outras personalidades.

Com início no dia 8 de fevereiro, a missão arranca com uma apresentação pública da iniciativa Invest in Alentejo, no Pavilhão de Portugal, na EXPO Dubai, com a presença de representantes de todas as principais infraestruturas da região do Alentejo.

Dia 9 de fevereiro, quarta-feira, é dedicado à promoção do cluster Aeronáutico, com contactos e apresentações do potencial da indústria aeronáutica em Évora e da dinâmica industrial aeronáutica e aeroespacial do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, juntamente com a apresentação do projeto “Accelera – The Innovation Cluster fora Aviation and Travel Star-ups Accelerationg Sustainable Growth in Ponte de Sor”.

A manhã do dia 10 de fevereiro, quinta-feira, é dedicada à apresentação do ecossistema de Sines ligado aos Portos & Logística, com intervenções do Município, da aicep Global Parques – gestores da Zona Industrial e Logística de Sines e do Porto de Sines. A tarde e o dia 11 de fevereiro, sexta-feira, serão ocupados pelo eixo do Turismo com a ARPTA – Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo a liderar múltiplas ações de apresentação e promoção internacional da região.

A iniciativa Invest in Alentejo tem como missão promover internacionalmente o Alentejo, centrando-se nos setores chave associados aos domínios da estratégia regional de especialização inteligente (EREI), os equipamentos e os recursos existentes na região, com o objetivo de captar de investimento e reforçar o posicionamento da região no mercado global.

Está apoiada em 6 Eixos de desenvolvimento e atração, liderados por entidades parceiras, nomeadamente: Eixo da Aeronáutica, liderado pelo Município de Ponte de Sor; Eixo da Agroindústria, da responsabilidade da EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva; Eixo do Turismo, liderado pela ARPTA – Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo; e Eixo dos Portos & Logística, Digital e Energia, liderado por um consórcio de Sines, constituído por AICEP Global Parques, APS – Administração dos Portos de Sines e Algarve, CPSL – Comunidade Portuária e Logística de Sines e Município de Sines.

aNOTÍCIA.pt