Nova Diretora Geral da Volvo Car Portugal, Susanne Hägglund, apresenta estratégia para 2022

Volvo faz balanço de 2021 e a Nova Diretora Geral da Volvo Car Portugal, Susanne Hägglund, apresenta estratégia para 2022

Nova Diretora Geral da Volvo
Nova Diretora Geral da Volvo Car Portugal, Susanne Hägglund, apresenta estratégia para 2022 - ®DR

Depois do anúncio feito em 2021, a Volvo Car Portugal inicia 2022 com uma nova liderança assegurada por Susanne Hägglund, que assume funções de Managing Director (Diretora Geral) da companhia. Na Volvo Cars desde 2018, e com mais de 20 anos de experiência em Consultoria de Gestão, Vendas e Business Development, Susanne passou por diversas funções, assumindo agora o rumo da companhia em Portugal.

Focada em impulsionar a mudança e fomentar a inovação tendo por base decisões corajosas e audazes, Susanne chega à Volvo Car Portugal com o objetivo de cimentar a estratégia global da marca, rumo à sustentabilidade e à eletrificação, trazendo consigo uma preocupação genuína, e também muito pessoal, com as pessoas.

“Estou muito entusiasmada por estar em Portugal e espero, sinceramente, dar continuidade ao caminho que nos trouxe até aqui e, de alguma forma, conduzir uma transformação que julgo necessária nestes tempos tão desafiantes de mudança da indústria, da sociedade e do consumidor. A eletrificação requer transformações em todo o ecossistema! Precisamos evoluir no sentido de dar às pessoas a possibilidade de ter um automóvel 100% elétrico sem constrangimentos e essa será a minha principal missão em território nacional” refere Susanne Hägglund, Managing Director da Volvo Car Portugal.

Em 2021, a Volvo Cars elevou o seu compromisso ambiental ao mesmo nível do compromisso histórico que desde sempre tem mantido para com a segurança, dando seguimento a um dos mais ambiciosos planos ambientais da indústria automóvel. Recorde-se que a marca assinou recentemente a Declaração para as Zero Emissões de automóveis na recente conferência ambiental realizada em Glasgow, um documento cujo conjunto de metas para a indústria fica mesmo aquém dos objectivos que a marca impõe a si própria. De entre as medidas, destacam-se a ambição de ser climaticamente neutra em 2040, o compromisso para comercializar apenas automóveis 100% elétricos a partir de 2030 e o impacto climático neutro nas unidades produtivas já em 2025.

2021 – O SUCESSO DA ELETRIFICAÇÃO NO MUNDO E EM PORTUGAL

Os resultados atestam o sucesso da estratégia e dão sinais muito positivos para os próximos anos. Com efeito, em 2021, apesar dos constrangimentos causados não só por mais um ano de pandemia como também pela crise dos semicondutores, a Volvo Cars conseguiu aumentar as suas vendas mundiais em 5,6% aproximando-se assim das 700.000 unidades.

As vendas da gama de modelos eletrificados Volvo Recharge dispararam em todo o mundo, tendo crescido mais de 70% em relação ao ano anterior. Em 2021, a taxa de penetração dos modelos plug-in hybrid foi já de 27,1% em relação às vendas totais com a componente dos modelos puramente elétricos já a representar 3,7% globalmente.

A nível mundial os modelos mais populares foram os SUV da marca com XC60, XC40 e XC90 a liderarem o top 3. Os dois primeiros ultrapassaram mesmo as 200.000 unidades vendidas cada.

Em Portugal, a Volvo voltou a ser, em 2021, a 3ª marca premium mais vendida. Portugal é, efetivamente, um dos mercados mundiais da Volvo onde as vendas Recharge mais cresceu com a taxa de penetração a representar 61,1% do mix total de vendas. O Top 3 das vendas nacionais é preenchido pelos modelos XC40, V60 e XC60 com o SUV compacto a ser um verdadeiro fenómeno de vendas capaz de liderar o segmento C SUV premium nacional.

“O que encontrei em Portugal foi verdadeiramente espantoso. A equipa, e aqui incluo para além da Volvo Car Portugal também os nossos concessionários, está a fazer um excelente trabalho posicionando a Volvo como uma marca forte no mercado. São pessoas verdadeiramente comprometidas com os valores da marca e a sua jornada. Queremos ser uma marca Pessoal, Sustentável e Segura: Pessoal porque para nós, tudo começa e tudo termina nas pessoas; Sustentável porque se somos parte do problema, teremos que ser parte da solução; Segura porque essa é a nossa génese e 1 milhão de vidas salvas depois, queremos continuar”, refere a nova Diretora Geral da Volvo Car Portugal.

2022 – O FUTURO É ELÉTRICO E FOCADO NAS PESSOAS

O crescimento da Volvo Cars será alavancado a partir das vendas dos seus modelos eletrificados, gama para a qual a marca promete apresentar um novo automóvel a cada novo ano. Assim, e tal como anunciado, em 2022 a Volvo Cars anunciará o lançamento de um novo veículo 100% elétrico.

A aposta na eletrificação continuará a crescer, tendo a marca anunciado este mês a construção de uma nova fábrica de produção de baterias em conjunto com o parceiro Northvolt, cujo início das operações está previsto para 2025. Esta unidade irá criar 3.000 novos postos de trabalho e será complementada por um Centro de Investigação e Desenvolvimento que ambas as empresas já haviam anunciado em dezembro do ano passado. Esta semana foi ainda anunciado o investimento aproximadamente 955 milhões de euros na fábrica Volvo Cars de Torslanda, na Suécia, para se preparar para os processos de produção da sua próxima geração de modelos 100% elétricos, reforçando, novamente, o compromisso assumido face à eletrificação.

Rumo à sustentabilidade e eletrificação, a Volvo Cars mantém o foco nas pessoas e na segurança. Toda a estratégia será levada a cabo com as pessoas no centro de toda as operações.

Recorde-se uma frase emblemática dos fundadores da Volvo, Assar Gabrielson e Gustav Larson, que haveria de tornar-se histórica e que serviu de impulso para a criação da marca: “Os automóveis são conduzidos por pessoas. Por isso, tudo o que fizermos na Volvo deve contribuir, antes de mais, para a sua segurança.”. Esta frase é em 2022 tão válida como foi em 1927, ano de fundação da marca. Adaptando ao mundo em que vivemos, no qual as pessoas pretendem serviços simples, com qualidade e personalizados, onde a segurança nas estradas tem de estar presente e o respeito pelo meio ambiente tem de ser prioritizado encontramos o posicionamento atual da Volvo.

Susanne Hägglund, a nova Diretora Geral da Volvo, acrescenta que “na era do digital nunca foi tão importante como agora falar e ter tempo para as pessoas. Precisamos de fortalecer relações, estreitar laços e adotar uma mentalidade cada vez mais “consumer centric” – se há marca em que essa postura faz todo o sentido, essa marca é a Volvo”. 

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