10 anos de Cozinha com Alma leva a abertura de nova loja em Alcabideche

Cozinha com Alma assinala os seus 10 anos de existência com a inauguração de uma nova loja para chegar a um maior número de famílias em Alcabideche

Cozinha com Alma em Alcabideche
10 anos de Cozinha com Alma leva a abertura de nova loja em Alcabideche - ®DR

100 refeições por dia, 30 colaboradores e 80 voluntários, num apoio alimentar a mais de 400 famílias do concelho de Cascais. São estes os números que somam os 10 anos de sucesso do projeto Cozinha com Alma que agora irá abrir uma nova loja em Alcabideche.  

Ao serviço de quem mais precisa. Este poderia ser o lema deste projeto que abriu portas em fevereiro de 2012 com o objetivo de ser uma resposta integrada a uma nova realidade social: a pobreza envergonhada. 

Para assinalar os 10 anos, a Cozinha com Alma prepara-se para inaugurar uma nova loja amanhã, dia 17, pelas 17h00, desta vez na freguesia de Alcabideche (Rua Hermenegildo Pulquério 347, 2645-019 Alcabideche). Este é mais um passo para aumentar a capacidade de resposta e chegar a um maior número de famílias em dificuldades na freguesia de Alcabideche.  

O principal objetivo deste projeto era ser (e é) um “balão de oxigénio” para famílias a viver dificuldades financeiras temporárias, permitindo que tenham acesso a refeições completas a um preço simbólico, e a um conjunto de iniciativas de capacitação e acompanhamento. 

Sendo um negócio social  e sustentável, uma vez que o lucro das refeições vendidas ao público geral permite subsidiar as refeições para a Bolsa Social e suportar os custos operacionais da organização, a estrutura de financiamento da Cozinha com Alma assenta no conceito de “cliente pagador” uma vez que é o lucro das refeições vendidas ao público geral que permite disponibilizar as mesmas refeições, por um preço simbólico, às famílias apoiadas pela Bolsa Social. 

Desta forma, é o cliente público geral o principal parceiro do cliente bolsa social. Ao tornar-se cliente da Cozinha com Alma, está a contribuir direitamente para que um maior número de famílias em dificuldades possam ter acesso ao nosso apoio. 

Mas não nos podemos esquecer do papel de todos os parceiros do Cozinha com Alma – voluntários e padrinhos que contribuem para a estratégia de angariação de fundos da Cozinha com Alma, e colaboradores que contribuem para a finalidade maior – estar ao serviço de que mais precisa. 

* a loja já existente, na Pampilheira, freguesia de Cascais Estoril, continuará a funcionar.

aNOTÍCIA.pt