Semana Santa marca regresso dos grandes eventos a Braga

Após dois anos de constrangimentos relacionados com a pandemia, a Semana Santa marca assim o regresso dos grandes eventos Braga.

Semana Santa em Braga
Semana Santa marca regresso dos grandes eventos a Braga - ®DR

A Cidade de Braga volta este ano a viver um dos seus momentos maiores com a realização da Semana Santa. Após dois anos de constrangimentos relacionados com a pandemia, a Semana Santa marca assim o regresso dos grandes eventos à Cidade.

Símbolo de tradição, cultura, história e fé, a Semana Santa é, também, um dos principais ativos turísticos de Braga e promete trazer à Cidade milhares de visitantes, que poderão voltar a assistir às tradicionais procissões que percorrem o Centro Histórico.

A par da sua matriz marcadamente religiosa, a Semana Santa de Braga possui ainda uma forte dimensão cultural, com a realização de exposições, encenações e concertos, que enriquecem a experiência de quem visita a Cidade na época pascal.

Para o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, a Semana Santa é “um dos momentos de maior mobilização coletiva da Cidade”. “As parcerias são a chave do sucesso da Semana Santa e o testemunho renovado de um espírito que tem estado muito presente na Cidade nas mais diversas áreas”, referiu o Edil, elogiando a “união de vontades e esforços de todas as entidades que integram a Comissão Organizadora, assim como o envolvimento de Juntas de Freguesia, paróquias, associações e cidadãos que, em nome individual, que tornam possível a concretização do evento”.

Este ano, para além da presença das pessoas nas ruas, o programa da Semana Santa inclui três concertos: a 02 de abril com os alunos do Conservatório de Música de Braga na Sé de Braga; a 12 abril, o concerto com a Orquestra do Norte, também na Sé de Braga; a 23 de abril, Sábado de Pascoela, a Sinfonietta de Braga, na Igreja de S. Paulo.

O programa apresentado esta Terça-feira inclui ainda sete exposições que serão apresentadas pelas diferentes entidades que integram a Comissão, com destaque para a exposição fotográfica “Rua do Anjo”, de Alfredo Cunha, promovida pelo Município de Braga e que estará patente ao público de 1 de abril a 31 de maio, na Casa dos Crivos. Outro destaque vai para a instalação intitulada “Salvação”, de Alberto Vieira, que estará no Largo D. João Peculiar, a partir de 5 de março, também promovida pela Autarquia.

Procurando envolver as gerações mais jovens, a Comissão Organizadora lançou um concurso de desenho intitulado “A Semana Santa de Braga”, dirigido às escolas do ensino básico do Concelho.

As ações da Quaresma e das Solenidades da Semana Santa de Braga são organizadas pela Comissão constituída pelo Cabido da Sé de Braga, Santa Casa da Misericórdia de Braga, Irmandade de Santa Cruz, Câmara Municipal de Braga, Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Associação Empresarial de Braga e pela Junta de Freguesia de S. Victor.

De referir que todas as iniciativas incluídas no programa ocorrerão segundo as regras e recomendações de segurança emanadas pela Direção Geral da Saúde e pelas várias entidades competentes.

O programa completo das celebrações da Semana Santa de Braga poderá ser consultado através da página oficial em www.semanasantabraga.com.

aNOTÍCIA.pt