Campeonatos de Portugal de Pista Coberta : João Coelho bate o recorde de Portugal nos 200 metros

João Coelho bate o recorde de Portugal nos 200 metros, Delvis Santos é vice-campeão e Diogo Antunes completa o pódio

recorde de Portugal dos 200 metros
Campeonatos de Portugal de Pista Coberta : João Coelho bate o recorde de Portugal nos 200 metros - ®DR/FPA/Marcelino Almeida

João Coelho bate o recorde de Portugal nos 200 metros. Desde 2018 que não se realizava a prova de 200 metros nos Campeonatos de Portugal de Pista Coberta. Em boa hora a prova dos 200 metros regressou a Pombal, com João Coelho, do Sporting Clube de Portugal (SCP), a protagonizar um dos momentos-altos destes campeonatos, ao bater o recorde de Portugal, fixando-o em 21,01s, menos um centésimo do que o anterior recorde de Portugal dos 200 metros, que pertencia a Arnaldo Abrantes desde 2009.

O novo campeão, agora detentor do recorde de Portugal dos 200 metros, junta este título ao obtido no passado sábado nos 400 metros, tornando esta sua participação nesta competição memorável, como sublinhou no final: “Estou muito contente. O objetivo era aproveitar esta oportunidade competitiva, porque ainda tenho poucas provas nesta época, por isso, não estava à espera de bater o recorde, mas estou muito feliz e agora é continuar a trabalhar para tentar ainda a marca de qualificação nos 400 metros para os Campeonatos do Mundo de Pista Coberta, em Belgrado.”

O título de vice-campeão foi entregue a Delvis Santos, do Jardim da Serra, que correu a distância em 21,31s. Completou o pódio Diogo Antunes, do Sport Lisboa e Benfica (SLB), com 21,66s, que ontem também obteve o terceiro lugar nos 60 metros.

Destaque também para as provas de 60 metros barreiras. Do lado feminino, Olímpia Barbosa, do SCP, em 8,28s, melhor marca do ano, a oito centésimos do seu recorde na distância, recupera o título de campeã de Portugal, o seu quarto, sucedendo a Catarina Queirós, do Jardim da Serra, este ano vice-campeã, com o tempo de 8,33s, recorde pessoal. A terceira classificada foi Catarina Karas, do Estreito, com 8,52s.

Do lado masculino, Abdel Larrinaga, do SCP, renovou o título de campeão de Portugal, com a marca de 7,80s. O atleta, que já tem marca de qualificação para os mundiais de pista coberta, disse que fica contente com o título, mas que “esperava fazer melhor”. “Nos treinos tenho conseguido e sei que consigo fazer melhor”, afirmou, confessando que tem como objetivo “bater o recorde pessoal nos mundiais”. Paulo Neto, do Jardim da Serra, em 8,00s, e Edgar Campre, do SLB, em 8,01s, completaram o pódio, respetivamente, na segunda e terceira posições.

Jornada marcada por superação pessoal

No triplo-salto feminino destaque para Patrícia Mamona, do Sporting, que conquistou o seu 9.º título de campeã de Portugal, vencendo com um salto de 14,12 metros conseguido ao quinto ensaio. A sua colega de equipa, Evelise Veiga, sagrou-se vice-campeã, com 13,40 metros, repetindo o resultado do ano passado, no qual somou o título no comprimento com o segundo lugar no triplo. Até ao último ensaio, parecia mesmo que se repetiria o pódio do ano passado, mas Catarina Queirós, do Jardim da Serra, quis dar outro rumo à história e, com um salto de 13,29 metros, que a coloca como oitava atleta de sempre na disciplina, conquistou a medalha de bronze, que juntou à de prata dos 60 metros barreiras, deixando Ana Oliveira, do Fátima, na quarta posição.

De sublinhar ainda a prestação nos 800 metros femininos, de Patrícia Silva, do Estreito, filha de Rui Silva e de Susana Silva, sua treinadora, que se sagrou campeã de Portugal, com a marca de 2m06,96s, recorde pessoal, igualando a melhor marca do ano na distância, que pertence a Salomé Afonso, do SCP, atleta precisamente treinada pelo seu pai. Também a vice-campeã, Francisca Cantante, do Eirense, com 2m07,48s, bateu o seu recorde pessoal nos 800 metros, subindo uma posição no pódio em relação ao ano anterior. Em terceiro lugar sagrou-se a campeã do ano passado, Camila Gomes, do SLB, com a marca de 2m09,75s.

Do lado masculino, José Carlos Pinto, do SLB, renovou o título, com a marca de 1m51,11s, sendo este o seu terceiro consecutivo. Completaram o pódio Tomás Silva, do Grecas, com 1m52,63s, na segunda posição, e Pedro Martins, da ADRAP, com 1m52,72s, no terceiro lugar.

Com um final surpreendente, a prova de 3000 metros masculina viu Simão Bastos, do Águeda, assumir a dianteira, resistindo à pressão imposta pelos atletas do Benfica, Alexandre Figueiredo e André Pereira. No entanto, nos metros finais, Rúben Amaral, do SCP, acelerou vindo de trás e acabou por vencer a prova em 8m23,65s, conquistando o seu primeiro título de campeão de Portugal, deixando Simão Bastos na segunda posição, com 8m23,81s, e André Pereira, em terceiro lugar, com 8m24,97s. No setor feminino, Joana Soares, do Jardim da Serra, voltou a conquistar o título de campeã de Portugal nos 3000 metros, em 9m32,67s, num duelo com Sara Duarte, do Braga, vice-campeã, com o tempo de 9m34,38s, recorde pessoal.

Manuel Dias acima dos 5500 pontos

Destaque ainda, nas provas combinadas, para Manuel Dias, do União de Tomar, que carimbou o seu terceiro título no heptatlo, sucedendo a Edgar Campre, com 5507 pontos, recorde pessoal, o quinto de sempre. Também o vice-campeão, Guilherme Almeida, do Jardim da Serra, bateu o seu recorde pessoal, passando a barreira dos 5000 pontos, com 5277, a oitava posição de sempre, quinta em Sub-23. Afonso Dinis, da Academia Fernanda Ribeiro, com 4592 pontos, completou o pódio.

Do lado feminino, Mariana Bento, do SCP, conquista o seu primeiro título de campeã de Portugal no pentatlo, com 3850 pontos, recorde pessoal, nona posição de sempre, sétima em Sub-23. Na segunda e terceira posições, respetivamente, classificaram-se Marta Araújo, do CAOV, com 3850 pontos, e Raquel Lourenço, da Juventude Vidigalense, com 3552 pontos.

Tsanko Arnaudov, do Benfica, carimbou o seu sexto título de campeão de Portugal no lançamento do peso, com 19,73 metros, interrompendo o ciclo de três título consecutivos de Francisco Belo, também do Benfica, hoje vice-campeão, com a marca de 19,65 metros. Em terceiro lugar classificou-se Daniel Santiago, do Sporting, com 17,06 metros.

Tiago Pereira, do SCP, conquista pela primeira vez o título de campeão de Portugal de triplo-salto, com 16,13 metros. Na segunda e terceira posições, respetivamente, classificaram-se Marcos Caldeira, do Maia, com 15,03 metros, e Tomás Dinis, do SCP, com 14,72 metros.

Gerson Baldé, do Benfica, vence o segundo título de salto em altura, com a marca de 2,14 metros. Na segunda e terceira posições classificaram-se, ambos com 2,07 metros, respetivamente, Francisco Barreto, do Braga, e Diogo Oliveira, do Sporting.

Beatriz Andrade, do SCP, sagrou-se campeã nos 200 metros em 25,02s, com Catarina Lourenço, do SLB, a arrecadar o título de vice-campeã, com 25,15s. No entanto, as mais rápidas na distância, que não pontuam para os Campeonatos de Portugal, foram a são-tomense Goreti Semedo, do SLB, com 23,74s, e a brasileira Tamiris de Liz, do JOMA, com 24,19s.

Sara Pereira, do Jardim da Serra, sucede a Marta Onofre, no salto com vara, conquistando o título de campeã de Portugal, com a marca de 3,50 metros, recorde pessoal. Sofia Carneiro, do Maia, com 3,30 metros, e Bruna Santos da Juventude Vidigalense, com 3,00 metros, completaram o pódio, na segunda e terceira posições, respetivamente.

Nos 4×400 metros femininos sagra-se campeã a equipa do Grecas, constituída por Joana Silva, Rita Santos, Luísa Pereira e Vera Lima, com o tempo de 3m59,15s. Completaram o pódio as estafetas do Eirense, com 4m00,05s, na segunda posição, e da Trofa, no terceiro lugar, com o tempo de 4m24,20s. A estafeta masculina foi ganha pela equipa da Juventude Vidigalense – constituída por Tiago Santos, Francisco Silva, André Petriv e João Pinto – em 3m27,49s. À segunda e terceira posições do pódio subiram as equipas do Grecas e do Salgueiros, respetivamente, com 3m27,97s e 3m29,64s.

Os resultados completos podem ser consultados aqui: Campeonatos de Portugal em Pista Coberta (fpacompeticoes.pt).

aNOTÍCIA.pt