Mês da Enguia em Salvaterra de Magos

Decorre de 1 de março a 3 de abril, no concelho de Salvaterra de Magos, a 26ª edição do Mês da Enguia

Mês da Enguia em Salvaterra de Magos
Mês da Enguia em Salvaterra de Magos - ®DR

A 26ª edição do Mês da Enguia realiza-se de 1 de março a 3 de abril no concelho de Salvaterra de Magos.

Quinze restaurantes do concelho voltam a mostrar a sua mestria na confeção da enguia nas suas diferentes formas, dos pratos mais tradicionais – enguias fritas, de ensopado ou caldeirada – aos mais inovadores – torricado ou à lagareiro, espetada, molhata ou cataplana de enguias.

O certame, organizado pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, conta também com um conjunto de quatro exposições, espetáculos musicais e iniciativas das associações, assim como com a participação de uma dezena de unidades de alojamento, quatro produtores de vinhos e de licores e dois operadores de passeios turísticos no Rio Tejo.

O Presidente da Câmara Municipal, Hélder Manuel Esménio sublinha que “o Mês da Enguia é um evento que congrega muita gente e muito trabalho, é um projeto que une o concelho e que dá uma merecida visibilidade a este território aprazível e com um património histórico-cultural e natural de excelência, que nos orgulha e torna únicos”.

Hélder Manuel Esménio reforça que “ao Município de Salvaterra de Magos cabe-nos promover e divulgar o território, as suas gentes, tradições, costumes e património. Cabe-nos criar “produto” turístico como temos feito com a Falcoaria, com o Escaroupim, o seu Museu e Casa Tradicional, o Rio Tejo e os miradouros naturais sobre o mesmo e mais recentemente com a classificação dos “Bordados da Glória do Ribatejo” como Património Cultural Imaterial Nacional”.

A vertente cultural assume particular destaque com a realização de espetáculos aos fins de semana em diferentes espaços municipais, todos agendados para as 15h30:

5 de março – Stand-up comedy com João Seabra, na Casa do Povo de Muge;

12 de março – Espetáculo com The Pilinha, no Espaço Jackson, Glória do Ribatejo;

20 de março – Espetáculo com Laura Macedo, Ricardo Neiva, Marcelo Silva e Samuel Palhas, no Mercado de Cultura de Marinhais;

26 de março – Espetáculo Pedro e Bernardo Viana convidam Luís Trigacheiro, no Celeiro da Vala em Salvaterra de Magos.

Ao mesmo tempo, serão apresentadas as exposições:

– Retrospetiva Fotográfica “Glória do Ribatejo – Passado e Presente”, no Espaço Jackson, Glória do Ribatejo;

– “Salvaterra de Magos em meados do século XX” – Exposição fotográfica de Alexandre Varanda da Cunha, na Galeria de Exposições da Falcoaria Real de Salvaterra de Magos.

– “Profissões d’Antigamente…O Carvoeiro”, no Mercado de Cultura de Marinhais;

– Exposição de ilustração do livro infantil “Avieiros, uma vida entre o mar e o rio”, na Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos.

O movimento associativo do concelho volta a juntar-se ao Mês da Enguia enriquecendo a programação com diferentes iniciativas.

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos vai ainda apresentar no dia 3 de abril, pelas 15h30, o livro “Os Bordados da Glória do Ribatejo” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, no Espaço Jackson, em Glória do Ribatejo.

Toda a programação e informação relativa a esta edição do Mês da Enguia no concelho de Salvaterra de Magos pode ser obtida no site do evento em www.mesdaenguia.pt

aNOTÍCIA.pt