Turismo Centro de Portugal conheceu projetos turísticos em territórios do interior

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, liderou a comitiva que se inteirou de projetos turísticos em vigor ou projetados para o território do interior

projetos turísticos no interior
Turismo Centro de Portugal conheceu projetos turísticos em territórios do interior - ®DR

Uma delegação do Turismo Centro de Portugal (TCP), liderada pelo presidente Pedro Machado, efetuou uma visita de dois dias a municípios do interior da região, dos distritos de Viseu e Guarda, para se inteirar de projetos turísticos em vigor ou projetados para o território.

O primeiro município visitado foi Aguiar da Beira. Numa reunião com o presidente Virgílio Cunha e com a vereação da Câmara, o TCP ficou a conhecer todos os contornos do Campeonato do Mundo de Orientação Júnior, prova que vai decorrer em Aguiar da Beira em julho. Um evento único em Portugal, que trará milhares de atletas à capital da orientação em Portugal.

O concelho de Mêda constituiu a paragem seguinte no programa, tendo sido visitadas algumas das valências turísticas do município. A comitiva liderada foi recebida na Câmara Municipal pelo presidente João Mourato e pela vereação. Após uma sessão no Salão Nobre, o TCP teve uma visita guiada por empresas que se dedicam à atividade do vinho e do enoturismo. O dia terminou numa unidade de alojamento referência na região.

O segundo dia da deslocação iniciou-se com uma reunião no município da Guarda, onde a comitiva liderada por Pedro Machado foi recebida pelo presidente Sérgio Costa e pela vereação. No encontro, o autarca teve oportunidade de inteirar os dirigentes do TCP de projetos do município em curso e projetados na área do turismo.

Seguiu-se uma visita ao município do Sabugal, para uma reunião com o presidente Vítor Proença e com vereadores. Também aqui o TCP ficou a par dos projetos turísticos previstos para este território de interior, tendo dado conta aos autarcas de possíveis programas de investimento.

O programa terminou na Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, para uma reunião com o executivo presidido por Carlos Condesso. Em cima da mesa estiveram alguns projetos turísticos em que a autarquia pretende apostar.

Em seguida, Pedro Machado, foi convidado a inaugurar a Festa da Amendoeira em Flor. Tradição já com 81 anos, a Festa da Amendoeira em Flor, em Figueira de Castelo Rodrigo, realizou-se neste fim de semana e está de regresso no próximo. O evento inclui uma mostra de produtos regionais, complementada com atividades musicais, culturais e desportivas.

De acordo com Pedro Machado, “esta visita institucional de dois dias teve três objetivos fundamentais: apresentar o Turismo Centro de Portugal a autarcas eleitos nas últimas autárquicas; conhecer alguns empreendimentos e projetos previstos para os respetivos municípios na área do Turismo; e informar sobre as linhas e programas de financiamento existentes na área do Turismo, disponibilizando apoio técnico por parte do Turismo Centro de Portugal para que as empresas e instituições locais possam candidatar-se”. “Foi uma visita extremamente gratificante para o Turismo Centro de Portugal e seguramente que foi também muito útil para as autarquias. É uma iniciativa que vamos continuar a realizar nos próximos meses, em outros territórios da região”, acrescentou.

aNOTÍCIA.pt