DIT Business Awards : Governo Britânico premiou 11 empresas portuguesas

Os DIT Business Awards reconheceram os esforços de 11 empresas portuguesas que investiram no Reino Unido e também o sucesso de empresas britânicas que investiram em Portugal.

DIT Business Awards
DIT Business Awards : Governo Britânico premiou 11 empresas portuguesas - ®DR

A 12ª edição dos DIT Business Awards premiou 11 empresas portuguesas pelo seu investimento no Reino Unido e distinguiu 23 empresas britânicas pelo seu investimento em Portugal ao longo dos últimos três anos.

Organizados pelo Department for International Trade (DIT) em Portugal, os DIT Business Awards celebram e reconhecem publicamente o esforço das empresas portuguesas que investiram no Reino Unido e o sucesso das empresas britânicas em Portugal, integrando-se na agenda de crescimento económico do Governo Britânico, e marcando a continuidade das relações bilaterais estratégicas de comércio e investimento entre os dois países. A comunidade empresarial portuguesa considera os DIT Business Awards como um marco de reconhecimento da sua capacidade empresarial para atingir a internacionalização.

No que diz respeito ao investimento no Reino Unido, nestes últimos 3 anos, a equipa da Embaixada Britânica em Lisboa (DIT) apoiou um total de 33 projectos de investimento, resultando no estabelecimento de empresas, aquisições ou participação em empresas e expansões de investimentos já existentes, num total de cerca de 677,1 milhões de euros (565,2 milhões de libras) em investimento, gerando 399 postos de trabalho em sectores como as energias renováveis, tecnologia digital, indústrias criativas, sector alimentar, saúde e sector farmacêutico.

Destes projectos, foram distinguidas relativamente a 2019, a Sogrape com o Investment Expansion Award  e a MindProber que foi premiada com o International Expansion Award. No que diz respeito ao ano 2020, a Tekever foi distinguida com o Investment Expansion Award, a iLoF  o International Expansion Award, aFairJourney Biologics com o Investment Award  e a Tuki com o Global Entrepreneur Award devido à sua participação no Global Entrepreneur Programme do DIT. Já relativamente a 2021 foram ainda premiadas a EDP com o Investment Expansion Award, a Greenvolt com o Investment Award  e a Bring Global e a Didimo ambas com o International Expansion Award. Por último, a Critical Software recebereu o Significant Investor Award em reconhecimento não só da sua expansão em 2019 e 2020, mas também do seu percurso de crescimento e consolidação enquanto player no mercado britânico nos últimos 15 anos

Nesta edição foram ainda distinguidas 23 empresas britânicas a operar em Portugal, que fazem parte de um grupo alargado de organizações apoiadas pela equipa da Embaixada-DIT em Lisboa nos últimos 3 anos, e que somam entre si um volume estimado de cerca de 752 milhões de euros (627,6 milhões de libras) em exportações de produtos e serviços, nos mais diversos sectores e um investimento global em Portugal de cerca de 1,5 mil milhões de euros (1,3 mil milhões de libras).

Neste âmbito, foram premiadas a Arrow Global Portugal, a Babcock, a Bonhams, a Ebury, a EthOss Regeneration, a Leonardo, a Paysafe Group, a Revolut, a Round Hill Capital e a Savills na categoria de Business Development.

Destacando ainda a importância da inovação científica, a AstraZeneca Portugal, a Frontier IP Group – AquaInSilico e a GSK Portugal foram premiadas na categoria Innovation and Business Development.

No investimento direto em Portugal, a Aethel Partners, a Arrow Global Portugal, a Inspired Education, a Finastra, a Glennmont Partners, a NextEnergy Capital e a Pioneer Point Partners LLP receberam o prémio de Overseas Direct Investment.

Foram também reconhecidas as empresas que se estrearam no mercado português, com a BJSS, a ELEVEN, a Fieldwork Robotics e a HENSOLDT UK a receberem o prémio New to Market.

A cerimónia de entrega dos DIT Business Awards deste ano contou com a presença do Comissário para o Comércio na Europa, Chris Barton. Nomeado pelo Governo Britânico em setembro do ano passado, é responsável pela promoção do comércio, investimento e políticas comerciais entre o Reino Unido e a Europa, supervisionando as equipas em trinta e quatro países europeus que integram a rede internacional do Department for International Trade. Esta foi a sua primeira visita a Portugal, tendo como objectivo reconhecer e reforçar as relações bilaterais estratégicas de comércio e investimento entre os dois países.

O Comissário para o Comércio na Europa entregou os prémios em representação do Governo Britânico, em conjunto com o Embaixador Britânico em Portugal, Christopher Sainty.

“Enquanto Comissário para o Comércio na Europa, esta visita a Portugal permitiu-me conhecer melhor a comunidade local de empresas e representantes da indústria, para ouvir em primeira-mão sobre os desafios e oportunidades que irão definir os próximos tempos. E temos todos os motivos para estar optimistas. As empresas britânicas e portuguesas cujo sucesso é hoje reconhecido, são o melhor exemplo da importância que o relacionamento entre o Reino Unido e Portugal tem, e que continuaremos a apoiar com a estreita colaboração entre ambos os países e no contexto Europeu”, afirmou Chris Barton, Comissário para o Comércio na Europa.

“É extremamente recompensador poder voltar a estar com as empresas britânicas e portuguesas que a nossa equipa comercial na Embaixada tem vindo a acompanhar, e que, apesar dos enormes desafios a nível económico e social dos últimos dois anos, persistiram até ter sucesso nos seus objectivos de crescimento. Hoje reconhecemos e celebramos o seu esforço, olhando também para o futuro, que esperamos seja de recuperação e crescimento da relação bilateral de comércio e investimento entre Portugal e o Reino Unido”, afirmou Christopher Sainty, Embaixador Britânico em Portugal.

aNOTÍCIA.pt