Carlos Nascimento e Francisco Belo fora das finais dos Mundiais de Pista Coberta

Carlos Nascimento e Francisco Belo não conseguiram carimbar os passaportes para as finais dos Mundiais de Pista Coberta

Carlos Nascimento e Francisco Belo nos Mundiais
Carlos Nascimento e Francisco Belo fora das finais dos Mundiais de Pista Coberta - ®DR

Carlos Nascimento e Francisco Belo foram os protagonistas nacionais da jornada da tarde deste segundo dia dos Campeonatos Mundiais de Pista Coberta, que estão a decorrer até amanhã em Belgrado. Carlos Nascimento correu os 60 metros da sua semifinal em 6,65s, ficando em 15.º lugar e Francisco Belo, no lançamento do peso, fez apenas um ensaio válido, de 19,87 metros, ambos estavam fora das finais deste mundiais.

De referir que a semifinal dos 60 metros foi, como seria de esperar, muito exigente, com os dois atletas repescados a realizarem marcas de 6,59s. No final, o velocista português fez o balanço da sua prestação nestes campeonatos já com os olhos postos em Oregon: “Muito honestamente, no final da primeira série pensei que pudesse ser possível estar na final, se estivesse ao nível do que estive de manhã, mas quando vi os resultados da segunda, soube que só ia à final se batesse o recorde pessoal e baixasse dos 6,60s. Não consegui, mas estou muito satisfeito com o resultado, o objetivo era o top 16, fiquei no top 15, por isso saio daqui com a consciência de que sou o 15.º atleta mundial de pista coberta e isso abre-me uma série de janelas e de perspetivas para o ar livre. Este ano temos os mundiais de Oregon e, sabemos que é difícil cumprir os standards exigidos, mas darei o meu melhor e espero poder estar lá também em boa forma. Será um sonho tornado realidade competir num mundial num estádio icónico como o de Eugene.”

Francisco Belo encerrou a participação portuguesa nesta jornada, mas a prova não lhe correu como esperado, conseguindo apenas um ensaio válido de 19,87 metros, que o coloca na 15.ª posição. A prova foi ganha pelo brasileiro Darlan Romani, que com um lançamento de 22,53 metros, recorde dos campeonatos.

Amanhã, às 10h00, entra em ação a vice-campeã olímpica Patrícia Mamona, no triplo-salto. Às 17h35 é a vez de Isaac Nader disputar a final dos 1500 metros.

aNOTÍCIA.pt