Roquette & Cazes: o icónico Xisto está de volta

A Roquette & Cazes acaba de apresentar a nova edição do seu topo de gama Xisto, um vinho apenas produzido em anos de qualidade excecional. O Xisto – Roquette & Cazes 2018 já se encontra disponível, em quantidades muito limitadas.

xisto Roquette e Cazes
Roquette & Cazes: o icónico Xisto está de volta - ®DR

Considerado um dos vinhos mais emblemáticos da região do Douro, o Xisto – Roquette & Cazes apenas é engarrafado em anos de elevadíssima qualidade. Essa decisão está entregue exclusivamente à vontade da natureza – que determina não apenas que colheita garante a qualidade excecional necessária para produzir este vinho, mas também em que quantidades.

O ano de 2018 reuniu, felizmente, todas as condições exigidas pelas equipas de enologia que fazem parte do projeto Roquette & Cazes: de um lado, Manuel Lobo, enólogo da Quinta do Crasto (da família Roquette, no Douro), e de outro Daniel Llose, enólogo do Château Lynch-Bages (da família Cazes, em Bordéus). Juntos são responsáveis pela primeira abordagem à vinha e ao vinho, que segue depois para uma prova conjunta para se decidir se é ou não “ano de Xisto”.

A resposta foi unânime: 2018 foi considerado um ano de excelência, sobretudo no que diz respeito à frescura, concentração, estrutura e definição aromática nos vinhos tintos da região. Estava, assim, tomada a decisão de lançar uma nova edição do topo de gama da “joint-venture” das famílias Roquette e Cazes, uma parceria e amizade que dura há duas décadas.

De cor violeta carregada, o Xisto – Roquette & Cazes 2018 destaca-se desde o primeiro contacto, pela complexidade e excelente concentração aromática, marcada pelas frescas notas de frutos silvestres, em perfeita sintonia com suave especiaria. No palato revela toda a sua elegância, evoluindo rapidamente para um vinho de grande dimensão, com taninos de textura fina.  O final é elegante e persistente, perfil típico de um vinho fiel ao terroir do Douro Superior.

Na base desta receita estão as técnicas e tecnologia de Bordéus, sem nunca perder a identidade e ADN da região do Douro – ou não fosse a combinação perfeita entre as castas Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz, provenientes de vinhas velhas, o ingrediente-chave. O Xisto – Roquette & Cazes 2018 foi submetido a um estágio de 20 meses em barricas novas de carvalho francês (100%).

Ao mercado chegam apenas 7 mil exemplares desta edição, às quais se juntam 200 garrafas em formato Magnum (1,5 litros). Em simultâneo com o lançamento do Xisto – Roquette & Cazes 2018 (PVP 79€), será também disponibilizada a nova colheita do clássico Roquette & Cazes 2019 (PVP 21,5€). Para mais informações, por favor consultar: https://www.roquettecazes.com/

aNOTÍCIA.pt