Feira Medieval de Lamego regressa em junho

Após uma ausência de dois anos imposta pela pandemia, a Feira Medieval de Lamego está de regresso em junho

Feira Medieval de Lamego
Feira Medieval de Lamego regressa em junho - ®DR

A Feira Medieval de Lamego está de volta! Após dois anos de pandemia, o evento regressa à Praça do Comércio e à zona envolvente, entre os dias 10 e 12 de junho.

Consolidado ao longo dos últimos anos como um dos maiores certames do género realizados a nível nacional, a edição deste ano da Feira Medieval de Lamego vai voltar a reunir dezenas de artesãos que recriarão o comércio e as artes da época medieval. A nobreza, os mestres de ofício e os servos também estão de volta para recriar a história dos tempos de D. Afonso Henriques e as Côrtes de Lamego. 

Como não poderia ser diferente, a Feira contará também com o Mercado Medieval, oferecendo diversas opções gastronómicas. A animação está garantida com muita música e os curiosos jogos de destreza. A entrada é gratuita.

Os artesãos, os comerciantes e as associações que pretendam participar na edição deste ano da Feira Medieval, podem efetuar a sua inscrição neste link ou em formato papel no Balcão Único, situado nos Paços do Concelho.

Sobre:

Lamego é uma cidade portuguesa no distrito de Viseu, Região Norte e sub-região do Douro, com 12 214 habitantes (2011) no centro urbano e 26 691 habitantes no município (2011), sendo a segunda maior cidade do distrito de Viseu e da sub-região do Douro. A cidade e o município que estão situados na margem sul do rio Douro, faziam parte da província tradicional de Trás-os-Montes e Alto Douro e da Beira Transmontana, da qual era a principal cidade. Cidade histórica e monumental, possuindo uma grande número de monumentos, igrejas e casas brasonadas, é sede de diocese católica portuguesa, sendo a única sede de diocese fora de uma capital de distrito.

A cidade é sede do município homónimo com 165,42 km² de área e 26 691 habitantes (2011), subdividido em 18 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Mesão Frio e Peso da Régua, a leste por Armamar, a sueste por Tarouca, a sudoeste por Castro Daire e a oeste por Resende.

Cidade milenar, desde sempre aqui se fez uma feira muito frequentada por múltiplas gentes, chegando até comerciantes e feirantes ciganos de Córdova. O comércio era animado na rua Nova, onde se estabeleceram muitos judeus, construindo até uma sinagoga junto às Portas do Sol no actual bairro do Castelo.

aNOTÍCIA.pt