Há mil e uma razões para visitar a Beira Baixa na época da Páscoa

Com o objetivo de atrair visitantes á região da Beira Baixa, nesta Páscoa, a CIMBB, lançou uma agenda digital, com mais de 200 tradições Pascais.

a Beira Baixa na Páscoa
Há mil e uma razões para visitar a Beira Baixa na época da Páscoa - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Nesta Páscoa a CIMBB (Comunidade Intermunicipal Beira Baixa). lançou uma agenda digital, com mais de 200 tradições Pascais, com o objetivo de atrair visitantes á região da Beira Baixa. Pela primeira vez, Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, apresentaram em conjunto a sua programação cultural pascal.

Nunca foi tão fácil explorar as tradições pascais, tais como os cantos da encomendação das almas, procissões, compassos, vigílias, as mesas fartas e muito mais, como agora. Para aceder a toda esta informação basta descarregar a agenda disponível no site da Beira Baixa, que que vem inovar e que promete ser o braço direito de todos os turistas nesta Páscoa.

MAIS DE 200 TRADIÇÕES QUARESMAIS E PASCAIS

 A Quaresma é vivida na Beira Baixa com inúmeras tradições religiosas que todos os anos mobilizam centenas de pessoas. Um pouco por todo o lado multiplicam-se as procissões, encomendação das almas, vias-sacras, entre muitas outras iniciativas. São mais de 200 tradições quaresmais e pascais, algumas das quais absolutamente únicas no País.

Das procissões, compassos, cortejos, encenações, vigílias e mesas fartas, até aos cantos da encomendação das almas, passando pelas manifestações populares e profanas, esta é uma das alturas do ano em que os habitantes dos 6 municípios que compõem a CIMBB se reencontram e os turistas aproveitam para visitar a Beira Baixa, imbuídos pelo espírito e pelo ambiente do ciclo quaresmal.

Agora, é muito mais fácil não perder nenhum evento. Repleta de cores e criatividade, a agenda conta a história das principais tradições da Beira Baixa, destaca a gastronomia tradicional e, de forma simples e organizada, dá a conhecer os principais eventos desta quadra. A leitura é obrigatória, mas, para aguçar o apetite, deixamos só algumas das muitas razões para fazer as malas e rumar à Beira Baixa.

O QUE NÃO PODE MESMO PERDER

 São centenas as tradições e celebrações alusivas à Ressurreição do Senhor que acontecem na região, algumas das quais voltam este ano a ver, finalmente a “luz do dia” e poderão ser novamente celebradas em comunhão, ainda que respeitando as atuais medidas de saúde pública vigentes.

No fim-de-semana de Páscoa, na Beira Baixa

16 de abril | Sábado Aleluia, Idanha-a-Nova

Na noite de Sábado de Aleluia, no final da Missa, um mar de gente enche o amplo adro para ouvir à porta da casa paroquial, as adufeiras cantarem as Alvíssaras, ao ritmo dos míticos e arcaicos adufes, após terem percorrido as ruas da Vila em animado e ruidoso cortejo ao som da Filarmónica Idanhense, dos apitos e dos chocalhos, que anunciam a Ressurreição de Cristo. É conhecida pelos populares como a Festa dos Apitos.

16 de abril | Vigília Pascal e Mercadinho da Páscoa, Castelo Branco

 No dia 16 pelas 22h00 decorre a Vigília Pascal, na Sé CoCatedral. Ainda no fim-de-semana, de 15 a 17 de abril, visite o Mercadinho da Páscoa e delicie-se com os sabores da Páscoa! É aqui que pode provar o famoso bolo da Páscoa ou bolo finto.

18 de abril | Romaria da Nossa Senhora do Incenso, Penamacor

A Nossa Senhora do Incenso é a Santinha padroeira de Penamacor, sendo a romaria sempre celebrada na 2ª feira a seguir à Páscoa, dia do feriado municipal.

Na Beira Baixa depois da Páscoa

23 e 24 de abril | Proença-a-Nova

Logo no fim-de-semana depois da Páscoa, em Proença-a-Nova, acontece uma das mais típicas romarias na região – a Festa de São Gens. O povo crê que São Gens tem o poder de restituir o apetite às pessoas que o perderam e não conseguem comer. Quando alguém se encontra nesse estado costumam dizer-lhe: “Promete umas migas a S. Gens”. Então prometem-se esmolas em pão aos pobres e vão distribuí-las no dia da Festa que é no Domingo de Pascoela. Ainda hoje essas promessas são cumpridas.

1 de maio | Oleiros

Se já só consegue agendar a sua visita para o final do mês, saiba que ainda vai a tempo! Em Oleiros poderá participar na Procissão dos Caminhos de Senhor, a mais conhecida romaria do concelho e uma das maiores da Beira Baixa. Realiza-se Segunda-Feira do Espírito Santo, 1 de maio, num belo e amplo santuário no sopé da serra d’Opa, a cerca de 1,5 km da aldeia do Vale da Senhora da Póvoa. O arraial decorre de Sábado a Segunda.

20, 21 e 22 maio | Festa das Ladainhas, Vila Velha de Ródão

Já no final do mês de maio decorre a Festa das Ladainhas em Gardete, Riscada e Silveira, celebração parecida com a Via Sacra que tem lugar no sossego das noites frias em tempo quaresmal.

PARA COMPLEMENTAR A EXPERIÊNCIA

Complemente a sua visita à Beira Baixa com um roteiro em que não pode faltar a visita ao Jardim do Paço Episcopal em Castelo Branco, as belíssimas paisagens a partir do Miradouro do Cabeço do Mosqueiro, em Oleiros ou percorrer Monsanto, a Aldeia mais Portuguesa de Portugal, em Idanha-a-Nova.

Fazer um passeio de barco pelo Monumento Natural das Portas de Ródão, em Vila Velha de Ródão, conhecer o Centro Histórico de Penamacor e o Centro de Ciência Viva da Floresta, em Proença-a-Nova, são outras das alternativas possíveis.

aNOTÍCIA.pt