Festival Internacional Ouriço-do-Mar regressa à Ericeira na sua 6ª edição

Depois da pausa imposta pela pandemia, o Festival Internacional Ouriço-do-Mar volta a encher a Ericeira com o aroma único da maré, de 22 a 30 de abril

Festival Internacional Ouriço-do-Mar
Festival Internacional Ouriço-do-Mar regressa à Ericeira na sua 6ª edição - ®DR
Sem espinhas! Mas, com os espinhos que tornam inconfundíveis os ouriços do mar e protegem aquele sabor que os apreciadores não trocam por nada e os iniciados têm agora a oportunidade de descobrir em mais uma edição do Festival Internacional do Ouriço-do-Mar, a decorrer de 22 a 30 de abril na Ericeira.
 
Depois da pausa imposta pela pandemia, o Festival Internacional Ouriço-do-Mar volta a encher a Ericeira com o aroma único da maré. A vila piscatória, que também deve o nome a esta iguaria marinha, volta a homenageá-la em mais uma edição – a sexta – de um festival que já se tornou incontornável para os amantes de ouriços-do-mar e para os que querem conhecer melhor – ou ser apresentados – a este espinhoso habitante do nosso Atlântico
 
De 22 a 30 de abril, o ouriço-do-mar é convidado de honra de uma série de iniciativas que, como já vem acontecendo em edições anteriores do festival, o promovem como o alimento premium que é – as suas ovas são frequentemente comparadas às do caviar – e, ao mesmo tempo, o familiarizam com quem nunca o provou.
 
Para saber qual o seu papel e importância no ecossistema do mar e conhecer os resultados dos projectos de Ouriceira Mar e Ouriceira Aqua, há que assistir às Jornadas Técnicas, no dia 30 de abril, às 9h30, na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira. Depois, para complementar o conhecimento teórico, há que passar à prática e conhecer os ouriços-do-mar ao vivo nas sessões de showcooking no Mercado Municipal da Ericeira, nos dias 23 e 30 de abril, das 16h às 18h, permitindo experimentar os tão desejados ouriços pela mão e tempero de diferentes cozinheiros e escolas de gastronomia, que irão exemplificar algumas das melhores formas de degustar a estrela deste festival. Em simultâneo, na Mostra Gastronómica, os  restaurantes aderentes disponibilizam um conjunto de pratos e menus criados especificamente para estes dias de festival onde, como não podia deixar de ser, o ouriço-do-mar é rei e senhor.
 
Impossibilitados de sair de casa durante meses que nos pareceram anos, o que mais desejamos é voltar a partilhar momentos, aprendizagens, sabores. Com a descontração característica de uma vila de praia e piscatória inserida no Concelho de Mafra, a Ericeira é o cenário perfeito para o reencontro com o aroma a mar ou para um primeiro encontro com um manjar que, apesar dos espinhos, se revelará tão especial, que se tornará amor para a vida.
 
O Festival Internacional Ouriço-do-mar é um projecto promovido pelo Município de Mafra, Junta da Freguesia da Ericeira e Nuno Nobre Consultoria e conta com o apoio do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Ouriçaria Seafood, You And The Sea – Ericeira Hotel & Apartments, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Algaplus, Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal e Fat Tuna.