Porto venceu no Dragão e vai defrontar o Tondela na final da Taça de Portugal

Porto venceu esta quinta-feira o Sporting, por 1-0 em jogo da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, e vai agora defrontar o Tondela na final

Porto na final da Taça de Portugal
Porto venceu no Dragão e vai defrontar o Tondela na final da Taça de Portugal -©Flávio Alberto

O FC Porto conquistou um lugar na final da Taça de Portugal ao vencer esta noite no Dragão, o Sporting por 1-0 no jogo da segunda mão das meias-finais. O golo marcado já no final da segunda parte por Toni Martinez, foi validado após revisão do VAR.  

Uma noite muito chuvosa acolheu o Sporting que foi ao Dragão defrontar o FC Porto. Os Leões entraram com muita garra e o primeiro remate à baliza, aconteceu aos 14 minutos quando Pote isolou Sarabia que picou a bola sobre Marchesín. A jogada acabou anulada por fora de jogo, mas confirmava uma ligeira superioridade dos leões.

Dois minutos depois nova ameaça do Sporting. Pedro Porro remata de pé esquerdo, já dentro da área, mas a bola desvia num defesa e sai para canto. O relvado rápido e molhado torna os choques mais propícios e por isso o jogo tem-se pontuado por um grande número de faltas e poucas aproximações á área de parte a parte, com as equipas mais focadas com a segurança defensiva.

Aos 35 minutos mais um fora de jogo, assinalado ao Sporting. Pedro Porro tentou um passe em profundidade que encontrou Pablo Sarabia em posição irregular. Antes de ser marcado fora de jogo, chegou a reclamar-se penálti sobre Matheus Reis, mas o lance já não contou.

Minutos depois surge a primeira grande ocasião do Porto, com Fábio Vieira a lançar Taremi, mas a bola sobra depois para Zaidu que, na cara de Adán, atirou ao lado.

Ao intervalo o marcador mostrava ainda um nulo. Um jogo pontuado por muitas faltas e poucos remates na área.  No Dragão, continuava a chover copiosamente.

Na segunda parte a primeira grande oportunidade foi do Sporting. Matheus Nunes ganha as costas da defesa portista e surge na cara de Marchesín, mas o guardião argentino, negou o golo ao jogador do Sporting, com uma excelente intervenção.

Pouco depois, é Vitinha que encontra espaço sobre a esquerda para rematar, mas a bola rasou a trave. Novo remate de fora da área de Vitinha, mas agora a bola sai fraca e à figura.

Falta de Ugarte sobre Evanilson, depois de Otávio ter roubado a bola a Matheus Nunes ainda no meio-campo defensivo leonino, dá livre perigoso. Fabio Vieira marcou, mas a bola saiu por cima da baliza de Adán.

Mais Porto nesta segunda parte com Vitinha em destaque. Mais um duelo com Adán, ganho pelo guarda-redes sportinguista, que voou junto ao relvado, para socar.

Aos 82’, Toni Martínez (Porto) rematou com o pé esquerdo no coração da área com assistência de Pepe e faz o golo, mas foi invalidado por fora de jogo. Após muitos protestos o arbitro pediu ajuda ao VAR e acabou por validar o golo do Porto.

Ainda não tinham acabados os festejos dos portistas, o arbitro mostra cartão vermelho a Pedro Porro, por falta sobre Galeno.

Termina o jogo no Dragão com a vitória do FC Porto, frente ao Sporting por 1-0. Os dragões vão agora defrontar o Tondela na final. O FC Porto está assim apurado para a final da Taça de Portugal, frente ao Tondela, que vai disputar a sua primeira final na prova.

aNOTÍCIA.pt