A Sony apresenta a nova FE 24-70mm F2.8 GM II, a objetiva de zoom F2.8 standard mais pequena e leve do mundo

A mais recente objetiva da série G Master™ da gama E-mount mirrorless da Sony a FE 24-70mm F2.8 GM II, estará disponível em maio de 2022

Sony FE 24-70mm F2.8 GM II
A Sony apresenta a nova FE 24-70mm F2.8 GM II, a objetiva de zoom F2.8 standard mais pequena e leve do mundo - ®DR

A Sony anunciou o lançamento da 67.º objetiva da sua gama E-mount mirrorless – a tão aguardada FE 24-70mm F2.8 GM II (modelo – SEL2470GM2). A Sony desenvolveu a objetiva de zoom standard F2.8 mais leve do mundoi, utilizando a sua tecnologia ótica líder, para oferecer a resolução incrível e o bokeh deslumbrante característicos da gama “G Master” da Sony. A FE 24-70MM F2.8 GM II é uma das objetivas mais versáteis da gama e foi criada para fotógrafos, videógrafos e criadores de conteúdos híbridos.

“Passaram seis anos desde que a Sony lançou a primeira 24-70 mm F2.8 G Master e, durante esse tempo, as necessidades dos nossos clientes mudaram,” afirmou Yann Salmon Legagneur, Diretor de Marketing de Produto, Imagem Digital, Sony Europe. “Estamos sempre a ouvir a nossa comunidade e concebemos a nova FE 24-70mm F2.8 GM II com base no feedback dos criadores. Sabendo que a distância focal de 24-70 mm é extremamente popular, era imperativo que continuássemos a melhorar para integrar a nossa tecnologia mais avançada numa objetiva tão importante no kit dos nossos clientes. Hoje, temos o prazer de anunciar a objetiva de zoom standard F2.8 mais pequena e leve do mundo.”

Qualidade de imagem evoluída numa objetiva de zoom que rivaliza com as objetivas Prime[i]

A FE 24-70mm F2.8 GM II é ótima para uma configuração, simultaneamente, compacta e versátil e permite aos utilizadores captarem imagens extremamente nítidas e detalhadas para fotografias e vídeos. A nova objetiva oferece uma alta resolução em todo o fotograma, mesmo na abertura máxima. O percurso ótico totalmente redesenhado dispõe de cinco elementos asféricos, incluindo dois elementos XA de alta precisão (asféricos extremos). A FE 24-70mm F2.8 GM II também inclui dois elementos ED (dispersão extrabaixa) e dois elementos de vidro Super ED. Combinada com um novo mecanismo de focagem flutuante, a objetiva controla eficazmente a aberração cromática, o astigmatismo, a distorção e a coma, de forma a que seja atingida uma resolução excecional em toda a área da imagem e em todas as definições de zoom e abertura.

Mesmo ao captar em condições de iluminação desafiantes, a FE 24-70mm F2.8 GM II atinge uma excelente nitidez, controlando eficazmente os reflexos e efeitos fantasma. E isto graças ao Nano AR Coating II exclusivo da Sony, que produz um revestimento antirreflexos uniforme na superfície da objetiva. A FE 24-70mm F2.8 GM II produz um bokeh deslumbrante ao longo da gama de zoom, com um bokeh fantástico e quase perfeitamente circular, graças ao seu design ótico avançado e à unidade de abertura de 11 lâminas recém-desenvolvida.

Neste novo design 24-70 mm, a objetiva oferece um desempenho excecional em grandes planos, com uma distância de focagem mínima de 0,21 metros (8,25 polegadas) a 24 mm e de 0,30 metros (12 polegadas) a 70 mm, bem como uma ampliação máxima de 0,32x.

Focagem automática rápida e precisa

A FE 24-70mm F2.8 GM II atinge uma focagem fiável através de quatro Motores Lineares XD (dinâmicos extremos) exclusivos da Sony, um mecanismo de focagem flutuante e um controlo avançado da objetiva – mesmo durante a captação de um objeto de movimento rápido. Além disso, a objetiva suporta uma captação contínua de até 30 fps[ii] para fotografias e a gravação de vídeos 4K 120p com focagem automática.

A FE 24-70mm F2.8 GM II oferece um desempenho máximo do seguimento AF, mesmo ao captar fotografias com a abertura fechada, permitindo utilizar uma profundidade de campo superior para garantir que os objetos em movimento permanecem nitidamente focados durante a captação contínua[iii]. O desempenho do seguimento AF da objetiva durante a utilização do zoom é, aproximadamente, duas vezes superior ao do modelo anterior[iv].

Capacidades otimizadas para a realização de filmes criativos

Com a sua abertura máxima constante de F2.8, desempenho AF incrível, controlo versátil e fiabilidade sólida, a FE 24-70mm F2.8 GM II é ideal para todos os tipos de aplicações de vídeo. A objetiva oferece um funcionamento AF extremamente silencioso, graças aos Motores Lineares XD e à unidade de abertura recém-desenvolvida. Utilizando a mais recente tecnologia ótica, a FE 24-70mm F2.8 GM II reduz a alteração do ângulo de visão (“breathing”), a deslocação da focagem e a deslocação do eixo durante a utilização do zoom, para uma gravação de vídeos mais suave. Esta objetiva também suporta a função de compensação do “breathing”[v], disponível nas câmaras compatíveis da série Alpha.

Como benefício adicional para a criação avançada de vídeos, a mais recente objetiva inclui MF de Resposta Linear (focagem manual) que assegura uma elevada repetibilidade durante a focagem manual, uma vez que o anel de focagem responde direta e repetidamente ao controlo subtil. Também inclui um anel de abertura que torna o controlo manual da abertura/íris rápido, direto e fácil. Este anel da íris dedicado permite um controlo livre de cliques, para atingir transições de profundidade de campo fluidas.

Mobilidade incomparável

Concebida para combinar perfeitamente com as câmaras E-mount Alpha™ compactas da Sony, a FE 24-70mm F2.8 GM II é a objetiva de zoom 24-70 mm F2.8 mais pequena e leve do mundoi na sua categoria e oferece flexibilidade e liberdade de captação sem precedentes, numa ampla variedade de situações. A FE 24-70mm F2.8 GM II pesa apenas 695 gramas (24,6 onças), cerca de 20% menos (7 onças) do que a 24-70 mm F2.8 G Master original. O comprimento da objetiva foi reduzido em 16 mm e o volume geral foi reduzido em, aproximadamente, 18%.

Fiabilidade e controlo melhorado

A nova FE 24-70mm F2.8 GM II foi desenvolvida com base no feedback de profissionais, para oferecer um controlo e uma utilização ainda melhores do que nos modelos anteriores. Este modelo inclui:

  • Interruptor de suavidade do zoom para ajustar o binário do anel de zoom para Tight ou Smooth
  • Um anel de abertura recém-adicionado, com interruptor de pressão ON/OFF e interruptor de bloqueio da íris
  • Dois botões de fixação de focagem personalizáveis
  • O anel de focagem que responde direta e linearmente ao controlo subtil durante a focagem manual
  • Novo design de para-sol com abertura para controlar os filtros polarizadores circulares (diâm. 82 mm)
  • O centro de gravidade recuado até ao suporte de montagem, para um manuseamento e funcionamento melhorados

O design resistente ao pó e à humidade atualizado[vi] oferece uma fiabilidade adicional, para uma utilização exterior em condições desafiantes. Os botões e interruptores dispõem de juntas de borracha e um anel de borracha veda o suporte de montagem da objetiva. O elemento dianteiro da objetiva também apresenta um revestimento de flúor que repele a água, o óleo e outros contaminantes e facilita a limpeza de quaisquer dedadas ou sujidade presentes na superfície da objetiva.

Preços e disponibilidade

A nova FE 24-70mm F2.8 GM II estará disponível em maio de 2022 numa variedade de revendedores autorizados da Sony, a um preço de venda estimado de 2400 €.

Para mais informações detalhadas sobre o produto, visite: FE 24-70mm F2.8 GM II

_______

[i] Comparação com gráfico MTF

[ii] Quando emparelhada com a câmara Alpha 1. Modo de captação contínua “Hi+”. Eficaz a 1/125 segundos ou a velocidades do obturador superiores. No modo AF-C, a uma velocidade do obturador de 1/250 segundos ou superior. A taxa máxima de fotogramas contínuos depende do modo de captação.

[iii] Com uma câmara compatível e o parâmetro [Aperture Drive in AF] definido para [Focus Priority]. Para mais informações sobre a compatibilidade das câmaras, consulte a página de suporte online da Sony.

[iv] Testes realizados pela Sony. Comparada com a SEL2470GM.

[v] Informações sobre compatibilidade em: https://www.sony.net/dics/breathing/ Disponível apenas no modo vídeo. O ângulo de visão e a qualidade de imagem podem variar ligeiramente quando esta função é utilizada. A compensação pode não ser capaz de abranger todas as situações.

[vi] Não garantimos que seja 100% à prova de pó e de humidade

aNOTÍCIA.pt