Marinha mantem empenho nas buscas pelos dois pescadores desaparecidos nos Açores

A Marinha continua a coordenar ação de busca e salvamento dos dois pescadores desaparecidos ao largo dos Açores

pescadores desaparecidos nos Açores
Marinha mantem empenho nas buscas pelos dois pescadores desaparecidos nos Açores - ®DR

As buscas pelos dois pescadores desaparecidos ao largo dos Açores contam, desde a madrugada desta terça-feira, 3 de maio, novamente, com as embarcações da Autoridade Marítima Nacional “Bisga” e “Roaz” e as embarcações de pesca “Baía do Sol”, “Santo Onofre” e “Goretti”, a embarcação de recreio “José e Pedro”, os navios mercantes MV “Dicle Denis” e “Cala Palma” e o veleiro “Oasis”, bem como a aeronave EH-101 da Força Aérea Portuguesa na área de buscas.

Foram ainda realizadas operações de mergulho nas áreas de maior probabilidade, com recurso à equipa de dois mergulhadores da Marinha Portuguesa, que se encontra embarcada no NRP Setúbal e com o Grupo de quatro Mergulhadores Forenses, pertencente à Unidade Especial da Polícia Marítima.

Está em vigor um aviso à navegação, o NRP Setúbal, da Marinha Portuguesa, mantém-se em permanência nas buscas pelos dois desaparecidos.

As buscas por terra estão a ser efetuadas por equipa constituída por 20 operacionais da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Santa Maria.

De referir que a Marinha Portuguesa através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada) está a coordenar, desde as 18h45 da tarde de sábado, 30 de abril, uma ação de busca e salvamento pelos tripulantes da embarcação de pesca “Alexandre”.

Um dos três pescadores desaparecidos ao largo do Açores, que envergava colete salva-vidas, foi resgatado pela embarcação de pesca Santo Onofre, cerca das 18h00, do dia 30.

A embarcação de pesca “Alexandre”, encalhou, no passado dia 30 de abril, perto da baía da Praia Formosa, por leste da Baixa da Pedrinha, Ilha de Santa Maria, Açores, tendo sido encontrada “à deriva e virada ao contrário” e posteriormente sido rebocada para o porto de Vila do Porto.

Artigo relacionado:

Continuam desaparecidos os dois pescadores da embarcação “Alexandre”