Évora Wine, de regresso à Praça do Giraldo em Evora, de 26 a 28 maio

O Évora Wine, evento dedicado aos vinhos alentejanos, regressa este ano à Praça do Giraldo em Evora, de 26 a 28 maio, com “a maior edição de sempre”, com cerca de 40 produtores e 200 vinhos em prova.

Évora Wine
Évora Wine, de regresso à Praça do Giraldo em Evora, de 26 a 28 maio - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Depois de dois anos sem se realizar por força da pandemia, o Évora Wine, regressa este ano à Praça do Giraldo em Evora, de 26 a 28 de maio, com a 7ª edição do certame. De acordo com a organização, são esperados na capital do alto Alentejo cerca de 7500 visitantes portugueses e estrangeiros.

Apelidado pelos promotores como “o maior evento de vinhos do Alentejo”, a iniciativa, com entrada livre, promete “dar a conhecer o melhor” da região alentejana, “desde vinho ao turismo, passando pela cultura e pela gastronomia”.

O Évora Wine – o evento que junta todo o Alentejo – surgiu em 2014 pela mão de Reto Jorg, em conjunto com João e Nuno Prazeres, fundadores da Publiplanície, e teve como objetivo, reunir vinhos e petiscos alentejanos, durante dois dias, na Praça do Giraldo, na capital da região, em Évora.

Este ano, pela primeira vez, o Évora Wine, vai contar com o forte apoio do Turismo do Alentejo que contribuiu para que fosse possível dinamizar diferentes iniciativas ao longo dos meses prévios ao evento, tendo o Évora Wine sido inclusive, com estreita colaboração do Turismo da Extremadura, apresentado ao mercado espanhol, na cidade de Badajoz.

O Évora Wine integra um conjunto de iniciativas que pretende celebrar o que de melhor se faz no Alentejo:

Andanças do Vinho e do Petisco: Este programa marca o início do certame, no dia 26, às 17:00, e consiste na realização de um percurso por Évora, com passagem por quatro restaurantes e prova de vinhos da região, harmonizados com petiscos tipicamente alentejanos.

A iniciativa conta com o apoio da Universidade de Évora, do Centro Ciência Viva de Estremoz – CCVE; da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana – CVRA; do Diário do Sul; da Rádio Telefonia do Alentejo; e do distribuidor de vinhos do Alentejo, Dourado Distribuição

Segue-se, ainda no dia 26, um jantar denominado “Celebrar o Alentejo”, na Quinta Nova do Degebe – Galhetas, no qual vão ser homenageados os rostos que, pela sua ação, empenho e dedicação, projetam o bom nome da região. Pela primeira vez, o Évora Wine vai atribuir os Prémios “Por todo o Alentejo” a três personalidades que se destacaram no setor do Vinho, no Turismo e na cultura alentejana.

No mesmo evento, a Confraria dos Enófilos do Alentejo vai entregar os Prémios de Melhores Vinhos do Alentejo.

Ainda nesta ocasião, ocorrerá a apresentação do trailer do filme biográfico sobre Francisco Colaço do Rosário, cujo lançamento vai ser realizado no dia 27 maio, no auditório da Fundação Eugénio de Almeida – FEA.

Destaque, ainda, para o lançamento do livro “Tabernas do Alentejo – arte e ciência” cuja apresentação ocorre a 27 maio, na abertura do Évora Wine, na Rota dos Vinhos do Alentejo.

A cerimónia vai ser acompanhada pela atuação de Carla Saramago e André Domingos, ao piano.

No dia 27 de maio, a sessão de abertura do Évora Wine está agendada para as 16h30 na Rota dos Vinhos do Alentejo (R. Cinco de Outubro nº 88, 7000-854 Évora), um espaço de excelência do enoturismo da região.

A cerimónia vai contar com uma palestra sobre sustentabilidade, já que o Alentejo foi a primeira região vitivinícola nacional a lançar, em 2015, um programa de sustentabilidade e a única a atribuir o único selo de produção sustentável do país, já em 2020. A conferência estará a cargo de Francisco Mateus, presidente da CVRA.

Seguir-se-á a apresentação do livro “Tabernas do Alentejo – arte & ciência”, um projeto da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora e que conta com a assinatura de Ana Costa Freitas, Francisco Mateus, Rui Dias, Rute Sousa Matos, Francisco Themudo Barata, Sandra Dourado, Paulo Piçarra, Luís Abílio, Vanessa Schnitzer e Carlos Cupeto.

Pelas 17h00, na Praça do Giraldo, será feita a abertura do espaço lúdico da sétima edição do Évora Wine que vai contar com inúmeras surpresas e iniciativas.

Após a abertura de portas, a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre presenteia os visitantes, até um máximo de 25 participantes, com uma sessão de showcooking, que se realiza, pelas 19h30, na Praça do Giraldo.

Mais tarde, pelo decorrer da noite, haverá tempo para os Cantares Alentejanos com os Almocreves e para a atuação de Jazz com Rodrigo Lima.

O segundo dia (28) do Évora Wine, as atividades dividem-se entre os sabores e a cultura alentejana.

As atividades iniciam-se com a apresentação do filme biográfico sobre o Eng. Colaço do Rosário, às 16h00, na Fundação Eugénio de Almeida. A estreia do filme “Terroir – o Alentejo, as suas castas e o homem que pensou os vinhos” um filme inédito que retrata o Eng. Colaço do Rosário, uma das principais personalidades da enologia portuguesa, considerado o pai dos vinhos do Alentejo.

O filme conta com a produção de António Menêzes; realização de António Menêzes & Rietske van Raaij; e a produção executiva esteve a cargo de António Menêzes e Teresa Colaço do Rosário. O projeto foi patrocinado pela Fundação Eugénio de Almeida, pela CVRA e pela Direção Regional de Cultura do Alentejo e conta com o apoio à produção do Esporão; do Turismo do Alentejo, E.R.T.; da Confraria dos Enófilos do Alentejo; da Universidade de Évora; da Adega de Borba; da Comenda Grande; e da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito.

Posteriormente, pelas 19h30, a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre volta a ser responsável por dar a conhecer aos visitantes os sabores do Alentejo, através de mais uma sessão de showcooking, na Praça do Giraldo.

Por fim, ao longo da noite, no centro de Évora haverá atuações de Dose Dupla; Pedro, Raquel, Francisco & Friends; e Grupo Sevilhanas.

aNOTÍCIA.pt