Força Aérea procedeu ao resgate de ferido em ravina na Serra da Estrela

No resgate, a Força Aérea empenhou um helicóptero AW119 "Koala" da Esquadra 552

resgate de ferido pela Força Aérea
Força Aérea procedeu ao resgate de ferido em ravina na Serra da Estrela - ®DR/GNR (Frame do filme)

A Força Aérea, através da Esquadra 552 – “Zangões”, procedeu ao resgate, este domingo, 22 de maio, de um homem ferido, que se encontrava numa ravina de difícil acesso, na Serra da Estrela, a necessitar de cuidados médicos.

Após ser resgatado pelo helicóptero AW119 “Koala”, o homem foi encaminhado por via terrestre para o hospital da Guarda, a fim de receber cuidados médicos.

As Imagens do resgate do ferido pela Força Aérea foram cedidas pela Guarda Nacional Republicana: Unidade de Emergência de Proteção, Socorro da e Posto de Busca e Resgate em Montanha da Serra da Estrela.

Sobre o AW119MKII “Koala”:

O AW119MKII é um helicóptero monomotor, desenvolvido a partir do helicóptero bimotor AW109, do qual herdou as dimensões exteriores e interiores assim como a redundância dos sistemas hidráulico, elétrico e do combustível.

Trata-se de um helicóptero extremamente versátil, capaz de operar em ambiente noturno com a utilização de óculos de visão noturna e cumprindo um leque bastante alargado de missões como sejam: instrução básica e avançada de voo, busca e salvamento, evacuação sanitária, patrulhamento e observação e apoio ao combate aos incêndios rurais. 

Está equipado com um trem de aterragem do tipo “patins”, com capacidade de instalação de flutuadores para a missão de busca e salvamento sobre ambiente marítimo. Para esta missão em particular, pode ainda ser equipado com guincho e farol de busca. 

Tem a capacidade de transportar até sete passageiros (além do piloto), ou uma maca e cinco passageiros, ou ainda 1400Kg em carga suspensa, onde se inclui um balde para o combate aos incêndios rurais. 

aNOTÍCIA.pt