Caminho Marítimo de Santiago: de Vila Real de Santo António a Vila Garcia de Arousa, na Galiza

O Caminho Português de Santiago – Caminho Marítimo recria o Translatio Jacobeo com um cruzeiro de Vila Real de Santo António a Vila Garcia de Arousa, na Galiza.

Caminho Marítimo de Santiago
Caminho Marítimo de Santiago: de Vila Real de Santo António a Vila Garcia de Arousa, na Galiza - ®DR

Composto por nove etapas em Portugal, com início em Vila Real de Santo António, o Caminho Português de Santiago – Caminho Marítimo recria o Translatio Jacobeo, e inclui paragens em Vilamoura, Lagos, Sines, Cascais, Peniche/Nazaré, Ria de Aveiro, Leixões e Viana do Castelo. Já na Galiza, passa por Baiona, Vila Garcia de Arousa e Padrón. A partir de Padrón, o percurso faz-se a pé até Santiago de Compostela, num total de 12 km, com chegada prevista a 13 de junho.

O cruzeiro inaugural do “Caminho Marítimo de Santiago”, que saiu no passado sábado, dia 28 de maio, de Vila Real de Santo António, irá chegar a Viana do Castelo, no próximo dia 8 de junho, ficando na cidade até ao dia 10. A passagem pela cidade de Viana do Castelo será a última em território nacional antes de rumar a Santiago de Compostela

A chegada deste cruzeiro a Viana do Castelo no Dia Mundial dos Oceanos, que se assinala a 8 de junho, tem um grande simbolismo num território que participou nas descobertas e é desde tempos imemoráveis atravessado por peregrinos rumo a Santiago de Compostela.

São esperadas cerca de 20 embarcações, incluindo a Caravela Vera Cruz, que ficarão atracadas até ao dia 10 de junho, na doca comercial junto ao Navio Gil Eanes, assim como um total de 150 participantes que terão a oportunidade de desfrutar de um programa alargado de atividades preparado em articulação e com o apoio dos 10 municípios do Alto Minho.

Esta iniciativa nasceu da parceria entre a Upstream Portugal – Valorização do Território e a Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, à qual se associou a Estação Náutica do Alto Minho, coordenada pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), contribuindo para a estruturação de um novo produto turístico e para a promoção do Caminho Marítimo de Santiago em Portugal.

A viagem da mítica “Barca de Pedra” que terá transportado o corpo do Apóstolo Santiago até à Galiza, navegando e arribando a muitos locais que estão historicamente associados ao culto e à Ordem de Santiago – os Portos de Santiago é agora recriada, com esta viagem inaugural do chamado Caminho Marítimo de Santiago.

aNOTÍCIA.pt