“Operação Ibéria” apreende 1470 kg de cocaína a bordo de embarcação, ao largo da costa portuguesa

A Polícia Judiciária com o apoio da Marinha e da Força Aérea levou a efeito a Operação Ibéria que culminou com a apreensão de mais de 1470 kg de cocaína a bordo de uma embarcação, ao largo da costa portuguesa.

Operação Ibéria
“Operação Ibéria” apreende 1470 kg de cocaína a bordo de embarcação, ao largo da costa portuguesa - ®DR

A Polícia Judiciária, com o apoio da Marinha e da Força Aérea, através da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes, desencadeou nos últimos dias a “Operação Ibéria”, uma operação de combate ao tráfico transcontinental de estupefacientes no decurso da qual foi possível localizar e depois interceptar, em alto mar, um veleiro, que fazia a travessia do Oceano Atlântico e relativamente à qual existiam fortes suspeitas de estar a ser utilizada no transporte de grande quantidade de droga.

Após a interceção da embarcação e da realização das competentes buscas, foram encontrados um total de 47 fardos de cocaína com um peso bruto total de cerca de 1470 kg, que foram apreendidos juntamente com diversa documentação e outros objetos com interesse para a investigação em curso.

Na embarcação seguiam dois homens, ambos de nacionalidade estrangeira e com vasta experiência em navegação, que foram detidos e presentes às Autoridades Judiciárias competentes, tendo sido aplicada a ambos a medida de coação de prisão preventiva.

Os suspeitos, um italiano e um venezuelano, foram detidos por tráfico de droga na embarcação que navegava em águas internacionais. De acordo com informações oficiais, o primeiro, já com cadastro pelo mesmo tipo de crime, ou seja o de transporte de droga por via marítima.

Esta é já a segunda grande apreensão de cocaína em alto mar em frente à costa portuguesa em 2022. A primeira foi em janeiro, no âmbito da “Operação Glória”, que a Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da PJ, também com o apoio da Marinha e da Força Aérea, levou à detenção de dois homens num veleiro que estava a ser utilizado para o transporte de 1820 kg de cocaína.

A “Operação Ibéria” contou com a colaboração da National Crime Agency (NCA) do Reino Unido e da Drugs Enforcement Administration (DEA).

A investigação em curso em Portugal iniciou-se na sequência de troca de informação no Maritime Analysis and Operations Centre – Narcotics (MAOC-N), com sede em Lisboa.

aNOTÍCIA.pt