Marinha assinala o Dia Mundial da Criança

Marinha celebra o Dia da Criança com atividades e entradas gratuitas nos seus espaços de natureza cultural

Marinha no Dia da Criança
Marinha assinala o Dia Mundial da Criança - ®DR

A Marinha assinala o Dia Mundial da Criança, esta quarta-feira, dia 1 de junho, com atividades e entradas gratuitas para crianças até aos 12 anos, nos diversos órgãos de natureza cultural.

O público mais jovem terá a oportunidade de visitar os espaços da Marinha e ter um dia cheio de animação e conhecimento, onde poderão celebrar esta data especial de forma especial. 

Programa de cada um dos espaços de natureza cultural da Marinha para o Dia da Criança:

Museu de Marinha e o Planetário de Marinha – ambos localizados em Belém

Entradas Gratuitas para os jovens até aos 12 anos.

Aquário Vasco da Gama – Localizado em Algés

Além das entradas gratuitas, irão realizar-se outras atividades como colorir um desenho de um peixe que será enviado para um oceano digital e ainda visitas guiadas para ficar a conhecer diversas as espécies marinhas. 

A atividade e as visitas guiadas ocorrerão a partir das 16h00.

Fragata D. Fernando II e Glória – Localizada em Cacilhas

Entrada gratuita e realização de um jogo durante a visita guiada à fragata.

Sobre:

A exposição de exemplares vivos no Aquário Vasco da Gama caracteriza-se pela diversidade, apresentando espécies animais e vegetais pertencentes aos mais variados grupos zoológicos e botânicos, provenientes de ecossistemas de água doce, salgada e salobra, de ambos os Hemisférios. A fauna da costa portuguesa ocupa, no entanto, o lugar de destaque. ​

​Em 1821 foi proposto pelo Chefe de Esquadra, Almirante Garcez Palha, ao Rei D. João VI, a construção de uma nova fragata. Esta proposta viria a ser aprovada 3 anos depois, sendo o financiamento suportado pelos rendimentos do tabaco e alguns subsídios do governo de Macau.

O seu desenho foi inspirado noutra fragata portuguesa “Duquesa de Bragança” muito apreciada e elogiada pela Marinha Imperial Britânica, então no apogeu do poder e do prestígio, e que a copiou construindo alguns navios iguais. Os estaleiros de Damão foram os escolhidos pelo facto de a mão-de-obra ali ser mais barata e porque, num enclave que lhe ficava próximo (Nagar Aveli), existia uma extensa floresta de árvores de teca, madeira excecional para a construção de navios.

O navio aparelha em galera com 4 mastros, de vante para ré: o gurupés, o traquete, o grande e a mezena que, no caso da galera, é designado por “gata” por envergar pano redondo, como nos outros mastros principais.

Em termos de armamento e como fragata o navio foi construído para ser equipado com 50 peças, 28 na bateria e 22 no convés. No entanto nunca andou armado como fragata propriamente dita, sendo o armamento em número inferior e adaptado a cada missão. De referir que durante a sua vida operacional este navio nunca chegou a travar qualquer combate.

aNOTÍCIA.pt