O Museu Nacional Ferroviário, acolheu o MiniMo – Primeiro Encontro Nacional de Modelismo Ferroviário

O Museu Nacional Ferroviário, situado no Entroncamento, acolheu de 3 a 5 de junho o MiniMo - Primeiro Encontro Nacional de Modelismo Ferroviário.

MiniMo no Museu Nacional Ferroviário
O Museu Nacional Ferroviário, acolheu o MiniMo - Primeiro Encontro Nacional de Modelismo Ferroviário - ©José Neves

Durante três dias, de 3 a 5 de junho, decorreu o MiniMo – Primeiro Encontro Nacional de Modelismo Ferroviário, organizado pelo Museu Nacional Ferroviário, pela Fermodel e pelo Município do Entroncamento, para além de contar ainda com o apoio da IP e da IP Património.

O MiniMo, que decorreu no espaço exterior do Museu Nacional Ferroviário, reuniu dezenas de aficionados do modelismo ferroviário. Clubes, associações, praticantes, lojas da especialidade e curiosos desta modalidade de todo o país marcaram presença numa grande festa de modelismo ferroviário.

Em exposição mais de 150 metros de módulos, representando estações, apeadeiros, cidades, paisagens reais e outras fruto da imaginação dos próprios modelistas, fizeram as delícias dos fãs, que puderam ainda observar manobras de inversão, ultrapassagem ou cruzamento de comboios, bem como manobras de carga e descarga de mercadorias.

O dia 3 de junho, foi dedicado às escolas, e contou com a participação da IP e IP Património, nas oficinas de modelismo, onde as crianças aprenderam a construir uma maqueta de uma Estação Ferroviária.

Os visitantes tiveram ainda a oportunidade de visitar o Museu Nacional Ferroviário, conhecer o fantástico mundo dos comboios em miniatura, andar de Minicomboio e aprender como se faz uma maquete. 

O Museu Nacional Ferroviário, localizado no Entroncamento, foi inaugurado a 18 de maio de 2015. Tem ainda vários núcleos museológicos distribuídos pelo país. A visita aos núcleos torna-se única, na medida em que cada um dispõe de bens de interesse cultural relevante para a identificação e memória das especificidades regionais dos caminhos de ferro portugueses. O MNF acolhe diversas exposições temporárias e uma extraordinária coleção permanente, na qual se apresentam locomotivas a Vapor, Diesel, Elétricas e modelos representativos de comboios célebres, como o Comboio Real Português e o Comboio Presidencial.

Carruagens de vários tipos, bem como equipamentos, ferramentas, vestuário, entre outros elementos que ilustram e ajudam a compreender a história ferroviária de Portugal. O Museu está instalado no Complexo Ferroviário do Entroncamento, numa área de 4,5 hectares que comporta 19 linhas ferroviárias e tem à sua guarda um legado com 160 anos de existência. A exposição permanente habita edifícios ferroviários históricos tais como o Armazém de Víveres, a Rotunda das Locomotivas e as Antigas Oficinas do Vapor.

aNOTÍCIA.pt