Vinculum Festival – Um festival dedicado às linguagens emergentes da música de dança

O Vinculum Festival assume-se como um ponto de encontro, um espaço de diálogo entre a música electrónica e o património natural e cultural de Mondim de Basto

Vinculum Festival
Vinculum Festival – Um festival dedicado às linguagens emergentes da música de dança - ®DR

A 15 e 16 de Julho, a vila de Mondim de Basto, distrito de Vila Real, recebe o Vinculum Festival, dedicado às linguagens emergentes da música de dança.

O Vinculum assume-se como um ponto de encontro, um espaço de diálogo entre a música electrónica e o património natural e cultural de Mondim de Basto. Uma reunião onde cada um é convidado a envolver-se com as propostas musicais e o meio que o rodeia, a usufruir de uma experiência que nos liga profundamente ao local como um todo, ao voltar a estarmos juntos através da música e da dança.

Assim, o Festival Vinculum desafiou 17 artistas para que nos dias 15 e 16 de Julho, no Parque das Merendas do Monte da Senhora da Graça, na Vila de Mondim, deem o timbre para este reencontro, e entre o Parque Natural do Alvão e o Rio Tâmega se façam ouvir as sonoridades mais estimulantes da electrónica dos nossos tempos.

Os 2 dias de Festival percorrerão os ritmos do electro e breaks, passando pelas vertentes deep, minimal e hipnóticas do techno, por o micro e deep-house, música ambient e experimental, e tudo o mais que encontramos pelo meio. Para tal, a programação conta com uma série de artistas que se constituem como autênticos activistas da cena electrónica nacional, muitos deles reconhecidos no panorama internacional, contribuindo para o desenvolvimento de um meio musical robusto, progressista e transformador.

O primeiro dia tem início pelas 16h com o live act ambient de Maria Callapez; seguem-se as sonoridades profundas e hipnóticas de James Grouper; a envolvência de TM, o techno empolgante de Sepypes, a música arriscada e inconformista de Amulador, a abordagem contemporânea ao techno de Temudo; e por fim, a ponte entre a razão e emoção num ritual de dança por Enkō.

No sábado, o tiro de partida é dado às 14.30h por Rita Silva, com o seu live act focado na electrónica mais experimental; seguida pelo balanço rítmico entre o electro e o techno oferecido por Tendency; a electrónica multidimensional de Ferro; o techno groovy de Jesterr; a viagem por entre géneros de Francisca Urbano; os ritmos energéticos de Backbone; a música de dança contagiante de Gusta-vo; o Detroit techno revisto à luz dos nossos dias num live act de Salbany; o techno, contaminado por as mais diversas linguagens, pelas mãos de Vil; e a terminar o Vinculum Festival, apresentam-se os Ruuar, deambulando por o house mais abstracto e o techno puro e elementar.

aNOTÍCIA.pt