ZLT Infante D Henrique irá testar sistemas inovadores de segurança e defesa não tripulados

Inaugurada no Centro de Experimentação Operacional da Marinha, em Troia, a ZLT Infante D Henrique, a primeira reconhecida pelo Governo português.

ZLT Infante D Henrique
ZLT Infante D Henrique irá testar sistemas inovadores de segurança e defesa não tripulados - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Em cerimónia presidida pela Ministra da Defesa Nacional, foi inaugurada hoje, 19 de julho, no Centro de Experimentação Operacional da Marinha, em Troia, a primeira Zona Livre Tecnológica (ZLT) reconhecida pelo Governo português. A ZLT Infante D Henrique vai testar, em mar aberto e circunstâncias reais, sistemas de segurança e de defesa não tripulados e outras tecnologias em ambientes de subsuperfície, superfície (terrestre e molhado) e aéreo.

​​​​A ZLT Infante D Henrique ocupará uma área superior a mil milhas quadradas, abrangerá parte dos concelhos de Sesimbra, Setúbal e Grândola e será monitorizada a partir do Centro de Experimentação Operacional da Marinha (CEOM), em Troia. Toda a área será sensorizada, reunindo as condições ideais para, em segurança, testar e validar novas tecnologias de comunicações, sensores, inteligência artificial e materiais. Pelas características geofísicas do local, esta ZLT permitirá ainda acesso e o estudo do mar profundo, que será alavancado com a instalação de uma plataforma multipropósito, vulgo ilha artificial.

“A ZLT Infante D Henrique é a plataforma para a construção de uma Marinha tecnologicamente avançada que queremos significativa para os portugueses e para os nossos aliados e é, simultaneamente, a alavanca para a mudança, constituindo-se como fator multiplicador do conhecimento, útil para a Academia e para a economia ligada ao mar, rumo a um Portugal Marítimo”, referiu Henrique Gouveia e Melo, chefe do Estado-Maior da Armada.

A ideia é ainda promover a colaboração com a indústria, a academia e os utilizadores finais, assim como atrair projetos de experimentação inovadores com tecnologias emergentes e disruptivas no meio marítimo, tornando a região como um polo de inovação de reconhecido valor a nível mundial.

De acordo com a Ministra da Defesa Nacional, “este centro de experimentação operacional da marinha, é um lugar onde vai ser possível fazer testes experimentar processos de inovação tecnológica produtos e serviços num trabalho corporativo entre várias áreas governativas e envolvendo uma variedade de entidades que inclui universidades, as empresas e os utilizadores destas tecnologias inovadoras.”

O Centro de Experimentação Operacional da Marinha irá ainda receber um centro de inovação em defesa da NATO, da iniciativa Defence Innovation Accelerator for the North Atlantic (DIANA).

aNOTÍCIA.pt