“Spiritual Mindset – Derrubando os limites da mente” – A experiência de 14 pessoas na Serra da Estrela

"Spiritual Mindset – Derrubando os limites da mente", documentário produzido pelo coach Mário Caetano, mostra a experiência de 14 pessoas, numa viagem de seis dias, na Serra da Estrela.

Spiritual Mindset Derrubando os limites da mente
"Spiritual Mindset – Derrubando os limites da mente" – A experiência de 14 pessoas na Serra da Estrela - ®DR

Produzido pelo coach Mário Caetano, o documentário “Spiritual Mindset – Derrubando os limites da mente”, mostra a experiência de 14 pessoas, numa viagem de seis dias, na Serra da Estrela, em busca de um sentido maior para a vida que culmina com o encontro com elas próprias.

Mário Caetano, empreendedor português, coach e especialista em ajudar pessoas a descobrirem o seu propósito de vida, produziu “Spiritual Mindset – Derrubando os limites da mente”, um documentário que mostra uma viagem de seis dias, na Serra da Estrela. No evento narrado, 14 pessoas partem em busca de um propósito maior para as suas vidas, passando por processos de meditação, respiração e imersão em águas geladas e que culmina com uma transformação da perceção de si mesmos.

Guiados por Mário Caetano, os protagonistas cultivaram o espírito de união e entreajuda, descobrindo o que significava verdadeiramente o sentimento de tribo. E os desafios não foram poucos. Os participantes foram expostos ao frio, ao vento forte e dilacerante, imergiram em águas geladas, entre outos obstáculos, para ganhar consciência sobre o poder da mente, com o objetivo de se reencontrarem e descobrirem um sentido maior para as suas vidas.

Todos estes estímulos levaram a uma elevação da consciência sobre si mesmos e o documentário mostra como os participantes superaram os seus medos mais extremos guiados pelas técnicas usadas por Mário Caetano, que tem por objetivo sensibilizar as pessoas a descobrirem o seu propósito de vida.

“As pessoas cada vez mais procuram sentir-se conectadas ao que as rodeia. Este caminho não tem de ser solitário, mas põe em causa crenças pré-concebidas que nos limitam, muitas vezes, a visão de nós mesmos. Encontrar o propósito através de atividades que nos permitam ganhar consciência sobre nós próprios é crucial. Nesse sentido, a imersão no gelo e a exposição ao frio tem um papel importante no fator superação, através do qual descobrimos o nosso sentido de missão. Este documentário visa mostrar como, quando entramos em contacto com o nosso verdadeiro ‘eu’, tomamos consciência verdadeira de quem somos e daquilo que queremos”, sublinha Mário Caetano.

Simão Carvalho, arquiteto de Vizela e cofundador da BioArch, empresa de criação de espaços em harmonia com a natureza, foi um dos participantes no documentário e relata a sua experiência: “O retiro no gelo trouxe-me um grande sentido de presença e foco. No nosso dia a dia temos de lidar com a ansiedade e com várias situações de stress e este encontro ensinou-me a lidar com elas e a resolver picos de ansiedade”.

Já Ângelo Dias, contabilista há 25 anos, criou o seu negócio de consultoria em 2018 e desde então diz-se “viciado em sair da zona de conforto”.

“A imersão no gelo é só mais um desafio. Precisamos de passar por eles para crescer e este encontro trouxe-me essa visão e ajudou-me a conectar-me comigo mesmo”, acrescentou.

O documentário “Spiritual Mindset – Derrubando os limites da mente” foi apresentado no Cinema City Alvalade, em Lisboa, no dia 9 de julho, e está disponível para visualização no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=WoMppIDl8Wg.

Um novo conceito de encontros corporativos para reconectar os trabalhadores às empresas

“Spiritual Mindset – Derrubando os limites da mente” pretende chamar a atenção para a fuga crescente de talentos nas empresas, fruto de uma procura cada vez maior por algo que as ligue ao que fazem no seu dia a dia. Com esse objetivo, são assim lançados os “Team gathering – Spiritual Mindset”, encontros corporativos que visam ajudar as equipas empresariais a encontrar um propósito conjunto, tendo como base o desenvolvimento do seu mindset.

O objetivo destes encontros é levar as equipas a fazerem uma pausa, ajudá-las a saírem da rotina e a refletirem sobre o seu o propósito como um todo. Ao mesmo tempo, os líderes das empresas ganham um papel fundamental nestes encontros, na medida em que são a peça chave para criarem um alinhamento interno que ajude na tomada de decisões e que os ajude a ligar os trabalhadores às empresas. Tudo isto através de momentos de transformação, nos quais as pessoas se unem através da superação e da cooperação.

“A maioria das empresas trabalha com os seus colaboradores apenas a um nível tático, utilizando a pressão para criar resultados. Esta pressão, sem um espírito de missão, causa frustração e afastamento entre as pessoas e consequentemente nas equipas. Estes encontros têm como objetivo levar as pessoas a entrarem num campo mais transcendental, fazendo-as tomar consciência do seu sentido de missão. Só desta forma é possível criar a sensação de legado, através da qual as pessoas percebem que aquilo que fazem tem um impacto positivo na vida dos outros”, argumenta Mário Caetano.

Estes encontros, que podem ir dos três aos seis dias, assentam em três pilares: trabalhar a mentalidade, a visão e o impacto. Neste sentido, funcionam, segundo o coach, como gatilho para, posteriormente, medir o envolvimento, compromisso e impacto dos colaboradores na vida das empresas.

“A pandemia acelerou o ganho de consciência de muitas pessoas, que começaram a refletir mais a fundo sobre as suas vidas. A ligação umbilical à empresa e o saber que o que estão a fazer, tem um impacto positivo na vida dos outros tornou-se mais importante do que fatores como por exemplo o dinheiro. Tudo isto vai contribuir para tornar as empresas mais produtivas e autossuficientes. As empresas que não estiverem alinhadas com a necessidade de promover o sentido de pertença dos seus trabalhadores estão condenadas a perder rapidamente os seus talentos e a fracassar no médio/longo prazo”, sublinha o empreendedor.

SINOPSE “Spiritual Mindset – Derrubando os limites da mente”:

Frio. Emoção. Foco. Superação. O que têm estas quatro palavras em comum?  Neste documentário vamos descobrir de que forma o frio, a meditação e o contacto cru com a natureza podem tornar-se numa poderosa alavanca para o processo de libertação e re-descoberta da essência humana. 

Neste documentário, assistimos ao processo de transformação de 14 pessoas que tinham algo em comum: todas sabiam que estava na altura de mudar algo nas suas vidas. Na busca de conexão por algo maior, o grupo precisava de se (re)descobrir e de derrubar os limites impostos pelas suas mentes. 

Durante seis dias, foram expostos ao frio através do vento forte e dilacerante, imergiram em águas geladas, ganharam consciência do poder do seu mindset, enfrentaram os seus medos de frente, subiram ao cume da Serra da Estrela e olharam nos olhos do divino. Sempre com um objetivo final: (Re)encontrarem-se. 

Durante este caminho cultivaram o espírito de união e entre-ajuda, descobrindo o que significava verdadeiramente o sentimento de Tribo. No final, a resiliência e o foco venceram. Quem serão estas pessoas agora?

aNOTÍCIA.pt